MAIOR PRODUTOR DE URÂNIO DO MUNDO, O CASAQUISTÃO DEVE RETOMAR SUA PRODUÇÃO EM SETEMBRO
A empresa atômica nacional JSC do Cazaquistão, Kazatomprom, planeja retornar ao normal as atividades de produção de urânio em suas minas de urânio em setembro. O número de funcionários nas minas foi reduzido entre abril e julho em resposta à pandemia do COVID-19. Em uma atualização comercial, a empresa disse emitiu um comunicado dizendo que “Graças em parte às medidas oportunas de resposta a pandemia adotadas pela administração da Kazatomprom em abril, não houve surtos nos locais da Kazatomprom, apesar do aumento de casos no Cazaquistão. Os planos foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir a conformidade com os requisitos de distanciamento e higiene durante as mudanças de turno e as operações do dia-a-dia, a empresa acredita que agora pode começar com segurança a trazer gradualmente a equipe de volta aos locais das minas. “
A Kazatomprom disse que seus trabalhadores de suas minas devem começar a retornar durante a primeira quinzena de agosto, com o teste COVID-19 para todos eles. Ele espera que os sites voltem aos níveis normais de pessoal dentro de duas a três semanas: “O aumento será realizado seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança para minimizar o risco de um possível surto. Continuaremos a monitorar a situação nas operações, bem como em todo o COVID-19 regional, com desenvolvimentos e diretrizes governamentais, garantindo que qualquer outras ações recomendadas para reduzir o impacto da pandemia sejam implementadas sem demora”
Durante o segundo trimestre de 2020, a empresa produziu 5213 tU, uma queda de 5% em relação aos 5506 tU produzidos no período correspondente de 2019. A produção durante o primeiro semestre do ano foi de 10.434 tU, uma queda de 3% em relação aos 10.800 tU no período: “A empresa continuará monitorando as condições do mercado em busca de oportunidades para otimizar seus níveis de estoque e adquiriu alguns volumes no mercado spot no final do segundo trimestre”. Todas as suas operações de mineração estão no Cazaquistão. Maior produtor mundial de urânio, a empresa cazaque cobriu 25% da produção global do metal em 2019.
A Cameco, do Canadá, o terceiro maior produtor mundial de urânio, anunciou planos na semana passada para reiniciar as operações em sua mina de urânio Cigar Lake no início de setembro, conforme o Petronotícias informou. A mina subterrânea no norte de Saskatchewan, foi colocada em assistência e manutenção em março devido à pandemia do COVID-19. A Cameco espera que demore cerca de duas semanas para trazer Cigar Lake de volta à produção.
E a INB Caetité nada de produção.