MAIORIA DA POPULAÇÃO DA ALEMANHA QUER A PERMANÊNCIA DAS ÚLTIMAS TRÊS USINAS NUCLEARES LIGADAS NO PAÍS

reaoreA maioria do público alemão é a favor da continuidade da operação dos três reatores nucleares remanescentes além do final deste ano. Pelo menos é o que mostram os resultados de duas pesquisas de opinião feitas no país. Há um apoio significativo para manter as unidades funcionando por mais cinco anos e até mesmo para construir novos reatores para garantir o fornecimento de energia. Um levantamento da ARD-DeutschlandTrend descobriu que apenas 15% dos entrevistados eram a favor do fechamento dos reatores restantes no final deste ano, conforme planejado na política de eliminação nuclear da Alemanha. Enquanto isso, 41% dos entrevistados afirmaram apoiar a extensão da operação das unidades por alguns meses. Outros 41% disseram que o país deve continuar usando energia nuclear no longo prazo. Em agosto de 2011, entrou em vigor a 13ª emenda da Lei de Energia Nuclear, que sublinhou a vontade política de eliminar a energia nuclear na Alemanha. Como resultado, oito unidades foram fechadas imediatamente: Biblis A e B, Brunsbüttel, Isar 1, Krümmel, Neckarwestheim 1, Phillipsburg 1 e Unterweser. As plantas Brokdorf, Grohnde e Gundremmingen C foram permanentemente fechadas no final de dezembro de 2021. As três últimas unidades do país – Emsland, Isar 2 e Neckarwestheim 2 – devem fechar no final deste ano.

Mesmo entre os defensores dos Verdes, que se opõem fundamentalmente à energia nuclear, apenas 31% são a favor de manter a eliminação gradual acordada no final do ano, segundo a pesquisa. Quase o dobro, 61% dos defensores dos Verdes, são a favor da extensão da operação dos reatores por alguns meses, enquanto 7% apoiam o uso a longo prazo da energia nuclear. Na pesquisa ARD-DeutschlandTrend, 1.313 pessoas responderam ao questionário por telefone e online, realizada de 1 a 3 de agosto. A maioria dos entrevistados apoiou a meta do governo federal de tornar a Alemanha independente das importações de energia russa, com 71% dos entrevistados dizendo que essa meta estava correta e 24% dizendo que estava errada. A pesquisa constatou que, em vista da situação energética atual, 81% dos inquiridos consideraram correto avançar mais rapidamente com a expansão da energia eólica, 61% saudaram o aumento do uso de usinas a carvão e, assim como muitos gostariam de um limite de velocidade temporário imposto nas autoestradas. No entanto, os cidadãos são mais críticos em relação à proposta de promover o chamado gás fracking na Alemanha, com 56% dos entrevistados rejeitando e 27% apoiando a medida.

Em outra pesquisa, realizada pelo instituto de pesquisas on-line Civey em nome da Der Spiegel , 78% dos entrevistados apoiaram a continuidade da operação dos três últimos reatores alemães até o verão de 2023. Mesmo entre os apoiadores dos Verdes, houve uma estreita maioria por esta. Essa pesquisa – que questionou cerca de 5.000 pessoas on-line de 2 a 3 de agosto – também mostrou amplo acordo em deixar os reatores restantes conectados à rede por muito mais tempo, com 67% dos entrevistados a favor de operar os reatores por mais cinco anos. Apenas 27% claramente rejeitaram isso. Quando perguntados se a Alemanha deveria construir novas usinas nucleares, 41% dos entrevistados foram a favor, com 52% contra.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of