MAIS DE 4 MIL TRABALHADORES DO GASLUB ITABORAÍ (COMPERJ) FORAM SUBMETIDOS A TESTES DE COVID NA ÚLTIMA SEMANA

comperjA Petrobrás testou, na última semana, mais de 4 mil profissionais nas obras do GasLub Itaboraí ( antigo Comperj), no Rio de Janeiro. A força-tarefa de testagem envolveu as equipes de saúde da companhia e laboratórios contratados. Os testes continuarão sendo realizados como rotina para acompanhamento da saúde dos colaboradores e são uma das medidas de prevenção implantadas para possibilitar o retorno gradual ao quantitativo que estava mobilizado nas obras antes da pandemia. O aumento das atividades das obras, em que estão em curso a construção do gasoduto Rota 3 e da unidade de processamento de gás natural (UPGN) e seus sistemas de utilidades (vapor, água de resfriamento etc), se deu após decisão do governo municipal de autorizar que o contingente de trabalhadores nos canteiros do GasLub fosse aumentado para 65% do total que atuava antes da pandemia, conforme solicitado previamente pelas empresas contratadas.

Ainda permanecem afastados temporariamente das atividades locais cerca de 2100 trabalhadores, que equivalem a 35% do contingente que estava mobilizado anteriormente. Diante da situação, o cronograma das obras será reavaliado. A Petrobrás informa que “ vem monitorando continuamente o quadro de saúde mundial decorrente da pandemia de Covid-19 e adotando medidas para proteção de seus colaboradores e barreiras de contágio Comperjem suas instalações. Os testes rápidos formam uma dessas barreiras e são voltados para empregados e também profissionais de empresas contratadas que atuam em obras e outros serviços na companhia.”

Os testes rápidos são um tipo de exame que detecta a presença de anticorpos no sangue, útil para identificar pessoas que possam estar com uma infecção ativa há alguns dias, porém sem manifestação de sintomas, assim como aquelas que possam ter tido uma infecção assintomática no passado. A companhia já realizou mais de 35 mil testes para diagnóstico de Covid-19 em todo o país, incluindo os testes rápidos e os testes RT-PCR para pessoas com sintomas: Em seu comunicado, a Petrobrás diz que “ A empresa foi das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala e avança em sua estratégia de ampla testagem junto com outras medidas preventivas como rigorosa higienização das instalações, uso de máscaras e redução da atuação presencial em cerca de 90% nas áreas administrativas e 50% nas áreas operacionais que desempenham atividades essenciais.”

O Projeto Integrado Rota 3, que  vai disponibilizar a terceira rota de escoamento para o gás natural do pré-sal,  é composto pela Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que terá capacidade de processar até 21 milhões de m³ por dia.  Além da UPGN, o projeto contempla a construção de um gasoduto com aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km de trecho marítimo – já construído – e 48 km de trecho terrestre, que está em construção, e escoará o gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até a UPGN.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

EM HOMENAGEM A DECISÃO DA PETROBRÁS EM MUDAR O NOME DO COMPERJ PARA GASLUB ITABORAÍ, ENCAMINHO TRECHO DA DENÚNCIA QUE OFERECI A OUVIDORIA GERAL DA PETROBRAS EM SEU CAPÍTULO TERCEIRO, INTITULADO: “COMPERJ – OBRA DA PETROBRAS QUE MAIS SOFREU COM O PROCESSO DE APARELHAGEM POLÍTICA NA PETROBRAS”. O texto foi extraído de um Relatório Denuncia que encaminhei à Ouvidoria Geral da Petrobras em atenção ao Ouvidor Geral da Petrobras em 2015. Devido ao elevado corporativismo reinante na Petrobras naquela oportunidade, as denuncias efetuadas não foram levadas a sério. O processo investigativo do Petrolão no âmbito da Lava Jato tem surtido… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Podemos constatar com certa facilidade da existência de uma plêiade de “ex-gerentes” aposentados da Petrobras que, na prática, não teriam nenhuma dificuldade de sobreviver com possível insolvência de seus respectivos Fundos de Pensão, sem os vencimentos complementares que recebem atualmente como aposentados, pois esses são meros rendimentos acessórios e complementares as fortunas que amealharam ao longo de suas passagens pela Petrobras, decorrente da prática de atos ilícitos contra a estatal petroleira, na esteira do Petrolão, ao longo de suas passagens como gestores responsáveis por contratos milionários em unidades de “negócios” na Petrobras. Denúncias foram feitas, mas os órgãos competentes e… Read more »