MAURÍCIO TOLMASQUIM É ELEITO PARA A DIRETORIA DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA PETROBRÁS

tolmasquimAgora é oficial. A Petrobrás anunciou a eleição de Maurício Tolmasquim para a Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia. No novo cargo, ele será responsável por coordenar as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e atividades comerciais de gás natural.

Tolmasquim será o primeiro a chefiar a diretoria, criada recentemente pela Petrobrás. Antes de assumir o novo posto, ele estava atuando provisoriamente como  Gerente Executivo de Estratégia e Planejamento da estatal. Tolmasquim se aposentou recentemente do cargo de Professor Titular do Programa de Planejamento Energético do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE/UFRJ).

O pesquisador foi Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) por mais de 11 anos coordenando estudos destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustíveis.  Também já foi Secretário Executivo e Ministro Interino do Ministério de Minas Energia, por cerca de dois anos e meio, tendo sido responsável pela coordenação do grupo de trabalho que desenhou o marco regulatório do setor elétrico vigente desde 2004.

NOVO DESENHO DA DIRETORIA DA PETROBRÁS 

cadeira-vaga-na-petrobras-abre-disputa-entre-centrao-e-militaresO Conselho de Administração da Petrobrás aprovou um ajuste organizacional da companhia, que passa a valer a partir de 1º de maio. Um dos pontos desse ajuste é justamente a criação da Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade.

A atual Diretoria de Desenvolvimento da Produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, passa a ser denominada Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e incorporará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes). A atual Diretoria de Refino, Gás e Energia, ocupada por William França da Silva, passa a ser denominada Diretoria de Processos Industriais e Produtos.

A atual Diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, passa a ser denominada Diretoria de Logística, Comercialização e Mercados. A Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade será extinta, com a sua Diretora, Clarice Coppetti passando a ser Diretora de Assuntos Corporativos, que administrará os processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados, e incorporará a estrutura de transformação digital, segurança da informação e tecnologia de informação.

As gerências executivas de Comunicação, Responsabilidade Social e Relacionamento Externo ficarão diretamente ligadas à Presidência. A Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores, ocupada por Sergio Caetano Leite passa a ser responsável pela área de Gestão de Portfólio. Por fim, estão mantidas as Diretorias de Exploração e Produção e de Governança e Conformidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of