MÉDIA DE 150 MWH EM USINA SOLAR DA MPX

A MPX anunciou que produziu uma média mensal de 150MWh durante os três primeiros meses de operação comercial da usina solar de Tauá, no Ceará. A estimativa da geração na planta cearense leva em conta os meses de julho, agosto e setembro.

Localizada no município de mesmo nome, na região dos Inhamuns, sertão do Ceará, a 360 quilômetros de Fortaleza, a usina tem capacidade instalada inicial de 1 MW, o suficiente para abastecer 1,5 mil famílias, e conta com tecnologia de painéis fotovoltaicos.

A usina Solar Tauá recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoiou o projeto pioneiro no país com um aporte de R$ 1,2 milhão.

Ampliação da usina

Em setembro, a MPX Tauá recebeu um time de especialistas em energia solar da GE, dando andamento aos trabalhos para ampliação da capacidade da usina solar. O acordo com a empresa, firmado na ocasião da inauguração da usina solar, prevê que a GE forneça todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica para a duplicação do empreendimento, que chegará a 2 MW de capacidade instalada em 2012. Com a expansão, mais 6,9 mil painéis serão instalados na usina solar. Ao todo, serão 11.580 módulos solares captando a luz e transformando-a em energia elétrica.

A unidade está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de subestação da distribuidora local. Para a segunda fase, a planta do empreendimento já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW. O projeto concebido pela MPX para a usina solar chega a 50 MW.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of