SEBRAE PLANEJA NOVAS MISSÕES EMPRESARIAIS PARA O EXTERIOR EM 2014

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

antonio-batistaO calendário de 2014 reserva oportunidades para a formação de parcerias entre empresas brasileiras da cadeia de fornecimento e companhias estrangeiras. Já no mês de fevereiro, o Sebrae planeja organizar visitas a empresas de óleo e gás em Abeerdeen, na Escócia, e em Newcastle, na Inglaterra, para que empresários brasileiros estabeleçam contatos focados no compartilhamento de tecnologias. A instituição também pretende organizar missões empresariais para a OTC/Houston, em maio, e a ONS/Stavanger, na Noruega, em agosto, com o objetivo de prospectar novos contatos internacionais, voltados à demanda nacional ou às necessidades de cada empresa. No ano passado, o Sebrae e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) promoveram duas missões empresariais para conhecer as companhias participantes das feiras Europe Offshore, no Reino Unido, e Europort, na Holanda. Nessas oportunidades, as empresas Ambidados, Ativa, Continental, Consult, Zoom Out, Exactum, RBNA Consult, Oceanpact, SKM e Polinova tiveram a chance de realizar parcerias comerciais e tecnológicas com companhias estrangeiras. O coordenador de óleo e gás do Sebrae, Antônio Batista, explica que os acordos internacionais podem reduzir o tempo e os custos de criação de uma nova tecnologia e, por isso, a internacionalização é um passo fundamental para o crescimento de companhias brasileiras.

Que fatores impulsionaram o Sebrae a realizar esse trabalho de internacionalização?

O setor de petróleo opera em escala global. No Brasil, muitos negócios são realizados com empresas multinacionais. Diante disso, o Sebrae percebeu a necessidade de estimular pequenas empresas, que atuam como fornecedoras do setor, a buscar experiências no exterior para acumular aprendizado, boas práticas e até mesmo realizar negociações internacionais. Dessa forma, essas companhias estarão mais preparadas para competir no mercado brasileiro.

Porque o empresário brasileiro deve buscar parcerias no mercado internacional?

São vários os benefícios. Um deles é a parte técnica. O ciclo desde a pesquisa até o desenvolvimento de uma tecnologia poderá demorar muito tempo, além de consumir muitos recursos. As parcerias internacionais permitem que a empresa brasileira adquira ou se torne proprietária de uma tecnologia num ciclo muito mais rápido e, em geral, de forma mais barata. O segundo benefício é cultural. O estabelecimento de parcerias internacionais exige da empresa nacional uma série de adequações legais e técnicas de impacto positivo para seu crescimento cultural.

Quais foram os resultados dessas missões empresariais realizadas na Europe Offshore e na feira Europort?

Em geral, as missões são de prospecção de contatos. Em ambos os eventos, as empresas realizaram vários contatos na busca de parcerias comerciais ou tecnológicas. Este processo tem um ciclo e entre o início da negociação e o fechamento do negócio há um tempo médio de um ano.

Quais serão as próximas ações do Sebrae para promover parcerias entre o mercado brasileiro e empresas internacionais?

O Sebrae tem um Programa para inserção de empresas fornecedoras do Setor de Petróleo, tanto no mercado nacional, quanto internacional. Para o mercado nacional, temos várias soluções, entre as quais destacam-se o apoio para cadastramento na Petrobrás e na ONIP, a capacitação em gestão empresarial (ISO 9000, SMS), o apoio à certificação em conteúdo local, o incentivo ao desenvolvimento de tecnologias, a realização de encontros e rodadas de negócios com grandes operadoras e EPCistas do setor de petróleo, entre outras ações.

O que o Sebrae planeja para 2014?

Para o setor internacional, já temos um plano de missão que contempla Aberdeen/New Castle, na primeira semana de fevereiro, OTC/Houston, em Maio, e ONS/Stavanger, em agosto. Nessas missões, vamos prospectar contatos internacionais de acordo com a necessidade do mercado brasileiro.

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