MERCADO VIVE EXPECTATIVA DA SAÍDA DE GRAÇA FOSTER | Petronotícias




faixa - nao remover

MERCADO VIVE EXPECTATIVA DA SAÍDA DE GRAÇA FOSTER

Graca FosterO governo criou o clima para a demissão de Graça Foster, que deve ser anunciada nos próximos dias. O boato de sua saída, publicado pela Folha de São Paulo, já deixou o mercado em polvorosa, tanto nas empresas de engenharia, quando na bolsa de valores. Todos estão à espera do anúncio oficial. O Palácio do Planalto nega a informação, e a própria Petrobrás ainda não confirma a saída de Graça, mas um sinal de que as coisas estão agitadas por lá é que os dois principais telefones da assessoria de imprensa estiveram ocupados por um bom tempo na manhã desta terça-feira (3).

A insatisfação com Graça Foster já era grande no mercado há muito tempo, inicialmente em função da mudança de tratamento com as empresas na discussão de aditivos e pleitos. O resultado inicial da forma de atuar dela foi apontado por muitos executivos como um fator fundamental para uma série de crises financeiras em grandes empresas de engenharia nacionais, muitas quebrando ou pedindo recuperação judicial. A segunda consequência disso já é uma realidade alarmante que vem dificultando a vida de muita gente pelo País nos últimos meses, com milhares de demissões por todo o Brasil.

É um legado que deixa a estatal no pior momento de sua história, agravado muito mais pelos escândalos de corrupção revelados com a Operação Lava Jato, que deixou a situação ainda mais complicada.

O que vinha garantindo Graça no posto era sua proximidade com Dilma, que acreditava nela para tentar tirar a Petrobrás do lamaçal em que foi envolvida. No entanto, a última aparição de Graça na imprensa, falando do prejuízo nos ativos da ordem de R$ 88,6 bilhões, misturando corrupção com ineficiência, aditivos, custo de chuvas, entre outras coisas, foi o estopim para tirar a paciência de Dilma.

Ela viu nessa atitude um erro grave e uma falha estratégica em toda a diretoria da Petrobrás, o que agilizou o processo de decisão pela retirada de Graça. Agora, ainda não se sabe quem virá a sucedê-la no comando da Petrobrás, mas o Palácio do Planalto já vem sondando nomes.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
ASSIS PEREIRAueliton dantasJeison Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jeison
Visitante
Jeison

“Oremos” para que haja mudança nesta diretoria da Petrobras! E que os próximos que assumirem, que revisem os planos diretores desta estatal que esta quebrando com construtora e empresas de engenharia Brasil afora. A gestão Foster será recordada por bagunça e desrespeito a todos que dependiam das obras da Petrobras para o seu sustenção. Ja vai tarde!!

ueliton dantas
Visitante
ueliton dantas

Desde quando foi citado que houve vista grossa para licitação do marido dela, ela já deveria ser afastada, o nosso grande problema agora é quem vai assumir, se for PT, é brigar por um afastamento de Dilma.

ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

CONFLITO DE INTERESSES No dia 4 de Novembro de 2010, saiu na coluna Radar on-line do Lauro Jardim a postagem CONFLITO DE INTERESSES? http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/conflito-de-interesses-2/ abordando o fato da empresa A C Foster Serviços e Equipamentos prestar serviços na área de petróleo e gás para empresas estrangeiras e brasileiras – entre elas, a Petrobras, sendo que o dono dessa empresa era o Colling Foster, marido de Graça Foster. Naquela oportunidade, a Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, na condição de uma das pessoas mais próximas de Dilma Rousseff era cotada para alguns cargos relevantes no governo… Read more »