MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA FAVORECIMENTO À ODEBRECHT EM LICITAÇÃO DA PETROBRÁS

Jorge ZeladaO ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Jorge Luiz Zelada (foto) foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por suposto favorecimento à Odebrecht em licitação para desenvolvimento de um plano de ação de certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) para a companhia em 2010. Na época, o contrato havia sido fechado por R$ 825,66 milhões.

A denúncia envolve ainda o diretor de Contratos da Odebrecht, Marco Antonio Duran, além de seis funcionários e ex-funcionários da Petrobrás: Aluísio Teles Ferreira Filho (engenheiro), Venâncio Pessoa Igrejas Lopes Filho (advogado), Alexandre Penna Rodrigues (engenheiro), Ulisses Sobral Calile (técnico de inspeção de equipamentos), Sócrates José Fernandes Marques da Silva (engenheiro) e João Augusto Rezende Henriques (ex-funcionário). Também foi denunciado Rodrigo Zambrotti Pinaud, cuja função não foi informada pelo MPRJ.

Em nota oficial sobre a denúncia, a Petrobrás informou que já tinha iniciado uma auditoria em 2011, concluída no ano seguinte. Em 2013, segundo a estatal, o contrato foi renegociado, levando-se em consideração as ponderações feitas pela auditoria. Segundo a companhia, uma cópia do Relatório Final da comissão foi enviada ao MPRJ logo após a conclusão dos trabalhos.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

ASCENÇÃO DE ZELADA A DIRETORIA DA AREA INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM CERVERÓ E FORNECEDORES DA PETROBRAS Pelos fatos apurados ate o momento pela mídia indicam que a investigação Lava Jato da polícia Federal esta no caminho certo estando no limiar do deslinde de uma gigantesca “Teia” de articulações complexas com objetivo de desviar recursos de órgão da administração pública direta e empresas estatais, envolvendo Diretores, Gestores e Fornecedores dessas Estatais, funcionalismo público, políticos inescrupulosos, lobistas e laranjas para proveito próprio e financiamento de partidos políticos. Esse perverso ambiente vem sendo operacionalizado em nossa república, há bastante tempo, propiciando um… Read more »

ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

O ex-diretor Zelada da área internacional da Petrobras deve prestar esclarecimentos mais detalhados ao povo brasileiro acerca do tenebroso e suspeito negócio, iniciado por seu antecessor e ex-diretor Ceveró, concluído em sua gestão, envolvendo a aquisição da Refinaria de Pasadena, enquanto não seja aberto uma CPI para esclarecimento de todos os fatos e aponte todos os responsáveis para a justiça.
A aquisição daquela verdadeira sucata norte americana ou amontoado de ferro velho improdutivo, impôs a Petrobras o maior prejuízo de sua história em apenas um negócio, totalizando a estratosférica quantia de um bilhão de dólares norte-americano.

assis pereira
Visitante
assis pereira

Existem mais falcatruas derivativas do Contrato Celebrado entre Petrobras e Odebrescht para prestação de serviços de SMS em suas unidades no exterior. Considerando ser um contrato de valor bilionário em dólares, sem projeto básico, com objeto e escopo desconhecido, ou no mínimo obscuro, com aplicabilidade na disciplina de SMS (sem demonstrar um produto acabado), de caráter altamente subjetivo a ser executado em instalações internacionais (diretoria tradicionalmente concedida a políticos corruptos de nossa república de bananas), há de se fazer os seguintes questionamentos: O que levou as demais licitantes, empresas como AG e OAS oferecerem preços maiores que a Odebrescht, sabendo… Read more »