MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES ACOLHE RECURSO DA PETROBRÁS E CANCELA DECISÃO DE TST DE PAGAR RETROATIVOS À PETROLEIROS

HHSJAAO ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decidiu monocraticamente o acolhimento do recurso da Petrobrás, que foi condenada a corrigir os salários de 51 mil servidores ativos e inativos. Moraes derrubou a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tomada em 2018. A Petrobrás estimava que o pagamento retroativo teria um impacto de R$ 17 bilhões. Agora, a estatal estima que uma derrota nesse caso significaria uma perda de R$ 46 bilhões. Esse é o valor decorrente da necessidade de atualizar os salários de maneira retroativa. Há ainda um pagamento referente aos salários futuros, que não estão na conta. A decisão cabe ao plenário do STF. O relator decidirá se o assunto será julgado pelo plenário virtual ou pelo plenário físico. Para lembrar, o caso teve origem em 2007, quando a Petrobrás criou a complementação da Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR). Pelos termos desse acordo, adicionais — como trabalho noturno, regime de sobreaviso ou de periculosidade — fazem parte do cálculo da RNMR, mas os funcionários foram à Justiça para que os adicionais fossem pagos em separado.

Agora à noite, a Federação Única dos Trabalhadores (FUP) divulgou uma nota dizendo que vai recorrer dessa decisão. Veja a nota da Federação dos Petroleiros: “ADDSSS Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai recorrer da decisão tomada nesta quarta (28/7) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu à Petrobrás e anulou a maior condenação trabalhista imposta à estatal petrolífera. A federação foi surpreendida pela decisão, tomada de forma monocrática e durante o recesso do Judiciário.”

 O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, disse que “é surpreendente que um tema dessa natureza e complexidade seja decidido de forma monocrática e durante o período de recesso do Supremo Tribunal Federal (STF).” O advogado José Eymard Loguercio, que representa a FUP na ação, ressaltou que esta é uma decisão individual do ministro Alexandre de Moraes. Portanto, não definitiva, e vai estar sujeita a recurso do colegiado do Tribunal: “A FUP vai recorrer para que o processo seja submetido à decisão colegiada – onde há, inclusive, oportunidade de se manter sustentação oral -, como foi a do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que deu ganho de causa ao trabalhador”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Com mais essa decisão, o Ministro Alexandre de Morais concede munição suficiente para a Petrobras expandir a transferência de valores bilionários a investidores institucionais norte americanos, aqueles detentores das ADR’s, American Depositary Receipts). A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a maior condenação trabalhista aplicada pelo TST imposta à estatal petrolífera brasileira, montada em 46 bilhões de reais foi surpreendente, na forma monocrática e em recesso do STF. Não faz muito tempo, a Petrobras concedeu a investidores institucionais norte americanos, uma vultuosa quantia em torno de 15 bilhões de reais, considerando o valor pago… Read more »