MINISTRO DA SECRETARIA DE PORTOS PRORROGA CONTRATO DA CSN E AUTORIZA NOVO TERMINAL DE MINERAÇÃO | Petronotícias




faixa - nao remover

MINISTRO DA SECRETARIA DE PORTOS PRORROGA CONTRATO DA CSN E AUTORIZA NOVO TERMINAL DE MINERAÇÃO

Edinho AraújoO mercado portuário nacional segue recebendo investimentos e na última segunda-feira (28) o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo (foto), assinou a prorrogação antecipada do contrato do terminal da Companhia Siderúrgica (CSN), em Itaguaí (RJ), e a autorização para instalação de um Terminal de Uso Privado (TUP), pela Vetria Mineração, em Santos (SP).

Juntos, os investimentos são da ordem de R$ 5 bilhões. “Os novos empreendimentos autorizados hoje provam que o setor portuário brasileiro apresenta uma demanda aquecida, e pode contribuir para a recuperação da economia brasileira”, afirmou o ministro.

O contrato assinado referente à CSN prevê a ampliação do terminal de carvão, responsável pela movimentação de minério de ferro e carvão. A prorrogação antecipada assinada é válida por 25 anos e neste tempo a capacidade das instalações será duplicada, saindo de 30 milhões para 60 milhões de toneladas ao ano. Os investimentos devem ser feitos no local até dezembro de 2019, segundo o ministro.

O TUP, por sua vez, irá ocupar uma área de 1,9 milhão de metros quadrados no Porto de Santos. O investimento de R$ 2,5 milhões deve ser feito pela Vetria Mineração até dezembro de 2016. O objetivo é que o empreendimento movimente 25 milhões de toneladas por ano. A empresa, pertencente ao grupo Triunfo, já administra terminal em Navegantes (SC) e planeja outro terminal privado em Paranaguá (PR).

“Cabe à Secretaria de Portos, como poder concedente, agilizar processos e garantir investimentos privados na expansão, modernização e ampliação de terminais. É o que estamos fazendo neste momento, finalizando a análise de renovações antecipadas e licitações de novos arrendamentos. Os dois atos de hoje buscam modernizar nossos portos brasileiros, garantindo maior competitividade”, concluiu o ministro Edinho Araújo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of