MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA RÚSSIA ACUSA OS ESTADOS UNIDOS DE ENVOLVIMENTO NA EXPLOSÃO DO GASODUTO NORD STREAM
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos de estarem envolvidos nas explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream sob o Mar Báltico em setembro passado. Em entrevista à TV estatal, Lavrov disse que os comentários feitos pela subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, em uma audiência no Senado na última quinta-feira (26/1), são evidências de que Washington está por trás das explosões. Depois que ocorreram vazamentos nos dois gasodutos Nord Stream que ligam a Rússia à Alemanha, em setembro passado, uma investigação sueca encontrou evidências de detonações, apontando para sabotagem. O presidente Joe Biden chamou, na época, os vazamentos de “ato deliberado de sabotagem“, embora não tenha acusado diretamente Moscou de ser o responsável. Lavrov agora aproveitou comentários recentes da Senadora Nuland para sugerir que eles apontam para o envolvimento dos EUA nas explosões.
Na audiência no Senado, ela se envolveu em uma discussão com o senador Ted Cruz, um republicano do Texas, sobre se a invasão russa da Ucrânia poderia ter sido evitada se os americanos tivessem aprovado sanções contra o novo gasoduto Nord Stream 2, transportando gás natural da Rússia para a Alemanha, em janeiro do ano passado. “Senador Cruz, como você, eu estou, e acho que o governo está muito satisfeito em saber que Nord Stream 2 é agora, como você gosta de dizer, um pedaço de metal no fundo do mar“, disse ela. Seu comentário significava claramente que o governo Biden estaria satisfeito com o fato de o oleoduto de US$ 11 bilhões de propriedade da Rússia – ao qual os Estados Unidos se opuseram por anos, alegando que aumentava a dependência europeia da energia russa – não estar sendo usado. A Alemanha interrompeu o projeto recém-concluído pouco antes da invasão em fevereiro passado, depois que a Rússia reconheceu formalmente duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.
Nem Cruz nem Nuland mencionaram a sabotagem de setembro e Nuland já havia usado a frase “pedaço de metal” para descrever o oleoduto ocioso. “. Lavrov, no entanto, acredita que seus comentários ao Senado provaram que os Estados Unidos estavam diretamente envolvidos. Nuland efetivamente fez uma “confissão“, disse ele. “E esta não é apenas a participação direta dos Estados Unidos nas explosões do Nord Stream. Agora Nuland, de fato, fez uma confissão”. O presidente russo, Vladimir Putin, havia acusado os britânicos por atacar os oleodutos, sem oferecer provas para sua alegação. Londres rejeitou as acusações. A última acusação de Lavrov ocorre apenas algumas semanas depois de dizer que nenhum país europeu estava conduzindo uma investigação adequada sobre as explosões dos gasodutos. Investigadores na Suécia e na Dinamarca dizem que as explosões foram sabotagem, mas não apontaram nenhum possível culpado. “Depois das explosões em Nord Stream – que, aparentemente, ninguém na União Europeia vai investigar objetivamente – a Rússia interrompeu o transporte de gás pelas rotas do norte”, disse Lavrov.
Deixe seu comentário