MINISTRO DE MINAS E ENERGIA PARTICIPOU HOJE DE REUNIÃO COM O SECRETÁRIO-GERAL DA OPEP

articleEm um novo capítulo de aproximação e diálogo entre o Brasil e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou hoje (22) de uma videoconferência com o secretário-geral do cartel, Mohammad Sanusi Barkindo. A reunião digital teve como temas centrais os cortes de produção realizados pela OPEP+ (que inclui Rússia e outros país não-membros do cartel) e os esforços do Brasil para ajudar a combater os efeitos da crise provocada pelo coronavírus.

O secretário da OPEP falou dos esforços de países membros e não-membros para responder os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. “Isso reafirmou o firme compromisso dos produtores de Declaração de Cooperação de ajudar a acelerar o equilíbrio do mercado global de petróleo em apoio à economia global”, afirmou Barkindo. “Esta ação decisiva da OPEP +, juntamente com ajustes voluntários e não voluntários adicionais de outros produtores globais, estão ajudando a trazer equilíbrio de volta ao mercado“, acrescentou.

No encontro, o líder da organização convidou o Brasil a aderir à chamada Declaração de Cooperação (DoC, na sigla em inglês). A DoC se refere ao acordo assinado em 2016, quando 24 países produtores – 14 membros da Opep e outros produtores, como a Rússia – aceitaram reduzir suas produções como forma de tentar reequilibrar o preço da commodity.

Em nota, o ministério de Minas e Energia escreveu que o ministro Albuquerque recordou durante a reunião que as exportações de petróleo representam item essencial para a balança comercial brasileira. E lembrou ainda que a Petrobras tem ações em bolsa e toma decisões estritamente ligadas a sua estratégia de negócios, sem interferência governamental.

Barkindo também convidou Albuquerque a participar do 8º Seminário Internacional da OPEP, em junho do próximo ano. O ministro comprometeu-se a fazer o possível para participar do evento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of