MINISTRO MANTÉM PREVISÃO DE REAJUSTE INFERIOR A 40% NA CONTA DE LUZ
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), mantém o otimismo apresentado no último mês e reafirmou que as contas de luz em 2015 terão reajuste médio inferior a 40%. No entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os primeiros reajustes do ano, que em alguns casos, superaram essa marca. Há ainda a previsão de que a agência vá aplicar uma revisão extraordinária, causando um novo aumento de até 26% nas contas de Sul, Sudeste e Centro Oeste.
O ministro declarou, em sua chegada à sede do Tribunal de Contas da União em Brasília para a posse de Vital do Rego como novo ministro da corte, que houve alguns reajustes ordinários ainda anterior ao processo de renegociação do contrato de financiamento. Por causa disso, ao longo do ano, o chefe da pasta acredita que o impacto na conta será inferior a 40%.
O contrato de financiamento referido pelo ministro é a tentativa de renegociar com bancos a taxa de juros e o prazo de pagamento do empréstimo de R$ 17,8 bilhões tomado no ano passado para socorrer as distribuidoras. O preço pago pelo consumidor está sendo diretamente afetado por estes empréstimos, que tem seus custos repassados para o público consumir.
39.9% de aumento. Isso eh sacanagem ne? so pode…