NOVAS EXIGÊNCIAS DA ANEEL PODEM AUMENTAR CUSTO DE ENERGIA EÓLICA EM 3%

energia eolicaFoi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a abertura de audiência pública para colher contribuições para o aperfeiçoamento do edital do leilão de fontes alternativas, marcado para dia 27 de abril. A principal alteração é a inclusão de exigências técnicas para a fonte eólica que, segundo cálculos preliminares da Aneel, podem encarecer em 3% o custo do investimento da fonte.

O pedido para tais requisitos específicos foi feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, objetivando minimizar futuros distúrbios na rede causados pela crescente inserção dessa nova fonte. Os interessados podem enviar suas contribuições para a Aneel a partir de hoje(04) até 6 de março.

O Leilão de Fontes Alternativas é voltado para a contratação de energia elétrica de empreendimentos eólicos e de biomassa.Os contratos são na modalidade por disponibilidade, com duração de 20 anos. No caso das usinas de biomassa conta com dois produtos, um com início de suprimento para 1º de janeiro de 2016 e o outro para 1º de julho de 2017, que também se repete para a fonte eólica.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou que foram 570 projetos cadastrados para o leilão, em um total de 14.962 MW. Desse número, 530 são usinas eólicas e outras 40 termelétricas de biomassa, totalizando 12.895 MW e 2.067 MW, respectivamente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of