faixa - nao remover

MINISTROS VISITAM OBRA DO FPSO ATLANTA, QUE DEVE INICIAR OPERAÇÃO NO BRASIL EM 2024

Imagem do WhatsApp de 2023-12-04 à(s) 11.47.30_02e0e726Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, visitaram em Dubai as obras do FPSO Atlanta, que vai operar na Bacia de Santos a partir do próximo ano. A comitiva teve ainda a participação do secretário Especial do PPI, Marcus Cavalcanti, e do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes.

O navio-plataforma, que anteriormente era chamado de OSX-2, foi comprado pela Enauta. Depois, a unidade foi repassada para a Yinson – que será a responsável pela sua operação e está concluindo o projeto no estaleiro Drydocks Yard, em Dubai. Alguns equipamentos estão sendo fabricados no Brasil e serão instalados quando a unidade chegar ao país. A previsão é que a partida do FPSO para o Brasil ocorra no primeiro trimestre de 2024. No dia 13 de dezembro, está programada a cerimônia de batismo da embarcação.

A Fase I do projeto Atlanta envolve um investimento aproximado de US$ 1,2 bilhão. Dessa quantia, cerca de US$ 500 milhões são destinados à compra e adaptação do navio, enquanto o restante foi direcionado para a aquisição de equipamentos, tanto no Brasil quanto no exterior, além das atividades de perfuração e instalação dos poços. O início da produção da Fase I está programado para o próximo ano, quando o FPSO será conectado a seis poços, com a capacidade total da unidade podendo alcançar até 50 mil barris por dia.

A Enauta é a primeira e única empresa independente brasileira a desenvolver um projeto greenfield de produção de petróleo em águas profundas. A visita da comitiva do governo muito nos honra e é um reconhecimento da importância do projeto para o setor e para o Brasil, contribuindo com a geração de emprego e renda”, disse o CEO da Enauta, Décio Oddone.

O campo de Atlanta está situado na Bacia de Santos, em águas de 1.550 metros de profundidade, em frente à cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, produz por meio de um Sistema Piloto conectado ao FPSO Petrojarl, que tem capacidade para 30.000 barris por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of