MINUTA DE POLÍTICAS PARA SETOR DE GÁS NO BRASIL SERÁ LANÇADA ESTE ANO

Symone AraújoO Governo Federal quer divulgar uma minuta de políticas para o setor de gás no mês de setembro e planeja publicar o conjunto de novas normas até novembro. Segundo a diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Symone Araújo, o pacote de medidas visa abordar entraves do setor que impedem a entrada de novos agentes no mercado.

Uma destas medidas seria a permissão para o compartilhamento de infraestruturas como unidades de processamento, terminais de regaseificação e gasodutos de escoamento. Atualmente, existe apenas regulamentação para o uso conjunto de gasodutos de transporte.

Além disso, a diretora também afirmou que o governo pretende simplificar a tarifação e tributação do setor de gás e que também tem planos de criar um órgão operador da malha de gasodutos. Symone ainda disse que o momento atual é muito favorável à entrada de novos agentes no segmento, tendo em vista os desinvestimentos feitos pela Petrobrás no setor de gás. As declarações foram feitas durante evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Herman GrafMatheus Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Matheus
Visitante
Matheus

O Brasil será a eterna terra prometida, a menina dos olhos do mundo, a próxima grande potência…só que não. Mais um exemplo de como uma gestão errada dos ativos pode levar qualquer tipo de indústria a decadência. Há alguns anos somos uma canoa sem rumo, remando em direções opostas, sem sair do lugar. Legislativo, executivo e judiciário com visões opostas, tentando alcançar a superioridade sobre o outro. A meta de todo constituinte dos três poderes deveria ser o bem da nação, a evolução do povo como todo. Sonho com um dia em que o Brasil não será fatiado em partidos,… Read more »

Herman Graf
Visitante
Herman Graf

Matheus,

Muitos profissionais competentes existem na Petrobras.
Só que, em dado momento, deparam-se em uma bifurcação.
Optam em projetar-se sob risco ou, não aceitam o “esquema”, e são execrados!
Afinal, “esquemas” mesmo não constando no MCP e nem salvaguardados no Dec. 2745, a burla deixou de ser um mero desvio. Institucionalizou-se… simples assim.