MISC CONSTRUIRÁ O FPSO MARECHAL DUQUE DE CAXIAS, TERCEIRA PLATAFORMA DO CAMPO DE MERO

fpsoA noite desta sexta-feira (13) reservava ainda mais uma importante notícia para o setor de óleo e gás. A Petrobrás anunciou que assinou uma carta de intenções com a MISC Berhad para a construção da terceira plataforma definitiva do campo de Mero, na área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. A embarcação será usada no desenvolvimento da produção da porção sul da área. O navio-plataforma será batizado de FPSO Marechal Duque de Caxias, em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro.

A nova plataforma de Mero terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás por dia. Os contratos de afretamento e de serviços com a Misc terão duração de 22 anos e meio, a partir da aceitação final da unidade, prevista para o primeiro semestre de 2024.

De acordo com a Petrobrás, o navio-plataforma será interligado a 15 poços ao FPSO, sendo 8 produtores de óleo e 7 injetores de água e gás, através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção, dutos flexíveis de serviços e umbilicais de controle.

A estatal declarou ainda que pretende usar na área de Mero 3 um teste-piloto da tecnologia de separação em alta pressão (HISEP, na sigla em inglês). A inovação foi desenvolvida e patenteada pela própria Petrobrás. “Os equipamentos, a serem instalados no fundo do mar, vão separar e reinjetar, por meio do uso de bombas centrífugas, boa parte do dióxido de carbono (CO2) produzido junto com o petróleo, permitindo ‘desafogar’ a planta de processamento de petróleo no FPSO e consequentemente possibilitando o aumento da produção de óleo.  O HISEP atualmente está em fase de definição e de testes”, explicou a petroleira.

A produção do campo de Mero está sendo realizada por um Sistema de Produção Antecipado, o FPSO Pioneiro de Libra, com capacidade de processamento de 50 mil barris de óleo por dia. Além do FPSO Marechal Duque de Caxias, a Petrobrás já contratou os FPSOs Mero 1 e Mero 2, respectivamente batizados de FPSO Guanabara, construído pela Modec, e FPSO Sepetiba, desenvolvido pela SBM.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of