GOVERNO VAI AUMENTAR PORCENTAGEM DE ETANOL NA GASOLINA BRASILEIRA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira (9) que o governo irá aumentar a porcentagem de etanol anidro na gasolina brasileira de 20% para 25%. Lobão não falou sobre quando ocorrerá o aumento e disse que pode ser a qualquer momento, já que o governo espera um aumento na produção de cana-de-açúcar.

A medida também visa atender a um pedido de aumento na porcentagem do anidro na gasolina feito pela Petrobrás no final de junho ao Ministério de Minas e Energia (MME). Segundo a estatal, a alteração na porcentagem vai acontecer devido a um estudo feito pela Petrobrás Biocombustível, que garante maior viabilidade financeira com o aumento na porcentagem do etanol anidro.

Porém, o outro lado deste aumento é que será necessária uma maior importação de etanol, já que a indústria do álcool brasileira não possui capacidade de atender a essa demanda a curto prazo. Apesar disto, a Petrobrás estimou que o aumento na porcentagem iria reduzir em 40% a importação da gasolina, aliviando o caixa da estatal.

O impacto desta mudança não deve ser muito sentido pelo consumidor, já que em pesquisa realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi constado que a gasolina ainda é o combustível mais competitivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of