MONTADORAS JAPONESAS SE DESTACAM NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS A BASE DE HIDROGÊNIO

Shinzo AbeUma tecnologia que vem sendo desenvolvida para diminuir as taxas de emissão de gás carbônico no meio ambiente é a substituição de combustíveis fósseis na indústria automobilística por outras possibilidades, como o hidrogênio. Neste segmento, a indústria japonesa lidera a corrida tecnológica, com projetos em fase adiantada.

O maior desafio para o crescimento dessa nova frota de veículos é o processo de geração de hidrogênio em larga escala, responsável por significativas emissões de gás carbônico. Um processo de produção que vem sendo testado com energia eólica, mas os níveis ainda são baixos para se imaginar uma adoção em massa do sistema.

O projeto é desenvolvido pela Toyota em uma fábrica em Yokohama, em uma parceria com a prefeitura local, das administrações de Kawasaki e Kanagawa, além do apoio da Toshiba e da empresa de transmissão de energia elétrica Iwatani.

A Honda também está desenvolvendo seus próprios veículos a hidrogênio e desenvolvendo tecnologias para suprir a demanda pelo insumo. O objetivo do governo japonês é apresentar ao mundo uma nova maneira de transportes já nas Olimpíadas de 2020, que serão sediadas em Tóquio.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe (foto), já declarou diversas vezes seu objetivo de criar uma “sociedade do hidrogênio”, incentivando o desenvolvimento dessas tecnologias através de subsídios estatais para essas pesquisas. O país busca uma alternativa tão limpa quanto a nuclear, mas com menos problemas junto ao grande público após o acidente de Fukushima.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of