MUDANÇA EM NORMA AMBIENTAL PERMITIRÁ ELETRIFICAÇÃO CENTRALIZADA EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO NO BRASIL

Bruno EustáquioUma nova mudança em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME), poderá permitir o emprego da chamada tecnologia all electric nas plataformas de petróleo. Segundo o MME, há expectativa de que uma unidade de produção 100% eletrificada reduza suas emissões em até 20%, em linha com os atuais objetivos ambientais da indústria de óleo e gás.

Nesta semana, o Conama aceitou o pedido de urgência do MME para tramitação da proposta de aplicabilidade de uma de suas resoluções (nº 382/2006) às plataformas de petróleo. Essa norma trata do estabelecimento dos limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a alteração possibilitará a geração centralizada em um único ponto da plataforma, de forma otimizada, distribuindo energia para os demais equipamentos.

“O MME reforça o seu compromisso com a agenda ambiental, materializado nos instrumentos de planejamento de médio e longo prazo e na coerência entre as políticas e regulação, observando toda a característica de renovabilidade e diversidade da matriz energética brasileira”, comentou o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of