NASA COMEMORA O SUCESSO DO PRIMEIRO VOO DO MINI HELICÓPTERO SOBRE MARTE

FFGFDepois de muita expectativa, a  NASA conseguiu realizar hoje (19) o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. A primeira imagem mostrando que o helicóptero destacou  a sombra do aparelho, registrada pela câmera de navegação. Logo depois, foi possível conferir o vídeo do voo do Ingenuity.  A NASA transmitiu tecnicamente ao vivo toda operação, já que as imagens chegaram na terra três horas depois após o voo. Quase uma hora depois, a agência americana confirmou que deu tudo certo. A equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana planeja agora realizar mais voos nas próximas semanas. O aparelho movido a energia solar precisa de uma pausa  de quatro a cinco dias entre cada operação, segundo os técnicos da NASA. Um dos aspectos que dificultou a missão foi o fato a atmosfera  em Marte  ser muito rarefeita, com um volume equivalente a 1% ao da Terra. Foi necessário girar em alta velocidade para que o Ingenuity se mantivesse no ar.

Enquanto as hélices de um helicóptero no nosso planeta fazem de 400 e 500 rotações por minuto, a estrutura do aparelho criado pela Nasa gira 2.500 vezes noaqaqaq mesmo período de tempo. A expectativa era de que o voo duraria no máximo 90 segundos. A transmissão estava inicialmente programada para ocorrer no dia 9 de abril, mas precisou ser adiada por uma falha técnica. A agência espacial espera que o Ingenuity abra caminho para a possibilidade da vigilância aérea não apenas em Marte, mas como em outros destinos do sistema solar.

“Esta é a primeira vez que o Ingenuity voa  sobre a  superfície de Marte”, disse  MiMi Aung, responsável pelo do projeto Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), laboratório da NASA:  “Agora temos a confirmação de que era o isolamento certo, os aquecedores certos e que tinha energia suficiente nas baterias para sobreviver às noites frias, o que é um grande sucesso para a equipe. Estamos satisfeitos com o para seu HYHYprimeiro teste de voo.”

Para lembrar, o  Ingenuity chegou a Marte em 18 de fevereiro com o robô Perseverance, que tem o objetivo de explorar a astrobiologia do planeta. O objetivo da missão é testar a tecnologia de voo em si, para que possa ser usada em outras missões interplanetárias da NASA. Por estar equipado com câmeras, o Ingenuity também pode servir como um batedor para o Perseverence e ajudar a escolher trajetórias para o jipe robô explorar. O Ingenuity tem uma autoNOmia curta, de cerca de 50 metros de distância, e deve realizar ainda outros quatro sobrevoos em Marte a uma altitude baixa, de três a cinco metros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of