NAVIO CARREGADO DE MINÉRIO DE FERRO DA VALE ADERNA NO OCEANO ATLÂNTICO PRÓXIMO AO LITORAL DO MARANHÃO

0O0O0Quando a fase não é boa, parece que tudo dá errado.  Com a Vale parece estar acontecendo justamente isso. Na noite de ontem (25) um navio carregado minério de ferro adernou no litoral do Maranhão com pelo nos dois  locais com entrada de água. O navio comçou a afundar no Oceano Atlântico.  A embarcação foi abastecida com minério da Vale e saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís. O destino era um comprador em Qingdao, na China. De acordo com a Capitania dos Portos, o problema foi constatado  por volta das  dez da noite de ontem. A tripulação reportou  entrada de água nos compartimentos de carga, indicando possibilidade de fissura no casco.  O comandante do navio emitiu um alerta de emergência via satélite e levou a embarcação para um banco de areia. No momento, o navio está encalhado.

Equipes da Capitania dos Portos e da Vale foram encaminhadas para o local e cerca de 20 tripulantes foram evacuados. Segundo a Marinha, todos permanecem em segurança na área à bordo de quatro rebocadores que foram enviados ao local.  Em um comunicado a Vale disse que “Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas. O navio é o Stellar Banner, construído em 2016 e é operado pela empresa sul-coreana Polaris. A VLOC, proprietária do navio, informou que todos os porões de carga estão intactos e a situação está sob controle. A empresa afirmou ainda que todas as autoridades foram acionadas de acordo com os procedimentos padrão.

Em nota, a Marinha disse que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso, mas não relata qualquer vazamento.  A empresa Ardent Global, foi contratada pelo Armador para apresentar um Plano de Salvatagem da embarcação. Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento

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