NAVIO QUEBRA-GELOS NUCLEAR TRANSPORTANDO A ESTAÇÃO RUSSA DO ÁRTICO DÁ PROBLEMAS E FICA PARADO NO PORTO DE LUANDA

ededededOutro navio russo quebra-gelo de propulsão nuclear da mesma operadora estatal Rosatomflot,  também apresenta problemas de navegação e falha mecânica, deixando a  nova estação antártica da Rússia encalhada ao largo da costa de Angola. O navio porta-contêineres de 32 anos movido a energia nuclear, o  Sevmorput  teve uma avaria inexplicável que causa restrições de manobra. O navio navegou em zig-zag fora do porto de Angola por mais de duas semanas. Algo ruim aconteceu com a transferência de força, eixo marinho ou das hélices no navio de 260 metros quando navegava para o sul no Atlântico em meados de outubro. A velocidade foi reduzida  navegando em zigue-sague por um dia,    virou para o norte como se estivesse indo para casa, depois navegar novamente para o sul a uma velocidade reduzida.  A viagem continuou ao longo da costa de África, mas nas últimas duas semanas. O  Sevmorput(foto a direita)  está aportado no porto angolano de Luanda.

 A estação foi fundada pela União Soviética em 1957. Os primeiros edifícios há muito desapareceram sob a neve que se acumula cerca de 7 cm por ano nesta DEEFEFFparte da Antártica. Novos edifícios foram erguidos posteriormente, mas nada perto do novo complexo moderno agora em andamento a bordo do  Sevmorput. Os módulos devem ser colocados em terra na estação Russian Progress na costa da Baía de Prydz. O transporte para o interior da Vostok será puxado por tratores de neve. Financeiramente, a nova estação de pesquisa e seu transporte são realizados com base em uma parceria público-privada com a Novatek, a maior empresa privada de gás natural da Rússia que produz GNL em Sabetta, na Península de Yamal, e atualmente constrói o gigante Kola Yard em Belokamenka fora de Murmansk . O Sevmorput  tem 32 anos e é alimentado por um único reator do tipo KLT-40. O navio é adequado para entregar cargas ao longo da costa norte da Sibéria, onde pouca infraestrutura portuária é desenvolvida.

ujujujujuAlém de Sevmorput, o Arctic and Antarctica Research Institute programou três navios quebra-gelos de expedição para a Antártica nesta temporada, o  Kapitan Dranitsyn(foto a esquerda),  Akademik Tryshnikov  e  o  Akademik Fedorov. Os dois últimos deveriam deixar São Petersburgo em outubro, mas ainda estão no porto com a tripulação na quarentena do COVID-19. O Kapitan Dranitsyn , porém, deixou Murmansk em 27 de setembro e se juntou ao  Sevmorput  no Atlântico na segunda semana de outubro. O quebra-gelo esperou alguns dias quando  Sevmorput  teve problemas, mas logo continuou solitário na viagem para o sul.

Em 2008, o navio foi oficialmente parado e em 2012 o plano era desmantelá-lo. Em 2013, porém, foi decidido fazer uma reforma e no outono de 2015, o navio voltou a fazer um teste de navegação no Mar de Barents. No ano seguinte   voltou ao serviço regular, levando cargas militares para Ártico russo.   Após uma atualização e avaliação de segurança, a vida útil do reator foi prolongada em 150.000 horas com o objetivo de manter a embarcação em operação até 2024.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of