NEOENERGIA DESENVOLVE CAMINHÃO ELÉTRICO COM TECNOLOGIA PIONEIRA NO BRASIL

NEOENERGIAUm caminhão elétrico que pode ser carregado diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia por não demandar o retorno para as bases operacionais para eventuais recargas durante o trajeto.  A novidade foi desenvolvida pela Neoenergia, criando o primeiro veículo do país a permitir esse tipo de operação. Equipado com tecnologia de telemetria, que permite o acompanhamento das informações sobre bateria e roteirização das atividades, é possível calcular a necessidade de recarga e os pontos disponíveis ao longo do trajeto para realizá-la.

Esse projeto de P&D faz parte de uma estratégia de investimento para desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil em diversos âmbitos. Com o nosso caminhão elétrico, conseguimos, além de contribuir para a criação de um novo produto nacional, inovar no gerenciamento da recarga e alcançar um sistema seguro e eficiente para recargas na própria rede”, afirmou o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito.

O veículo foi desenvolvido a partir do caminhão T7, do fabricante BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.

Com a tecnologia, a empresa pretende aproximar-se da meta de reduzir em até 50% a intensidade de emissões de carbono até 2030, como parte das ações de combate às mudanças climáticas. Atualmente, há 90 veículos híbridos e 63 totalmente elétricos que integram a frota da Neoenergia, parte de um processo iniciado em março de 2020, com eletropostos instalados nas sedes administrativas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of