NEOENERGIA ESTÁ COMEMORANDO A CERTIFICAÇÃO MULTISITE PARA SUAS HIDRELÉTRICAS

jose pauloA Neoenergia conquistou, pela primeira vez, a certificação multisite nas normas de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde para as suas usinas hidrelétricas em operação no país. Com isso, as unidades passam a ter um certificado único, que garante a eficiência do trabalho nessas três áreas. Além da padronização dos processos, o modelo atesta que os procedimentos obedecem a legislação ambiental, diretrizes de ASG (sigla para Ambiental, Social e Governança) e melhoria de programas voltados para o bem-estar dos colaboradores. Com a certificação conferida pela empresa TÜV Rheinland, o escopo de operação e de manutenção estabelecidos pela Diretoria Adjunta Hidráulica & Offshore passam a ser aplicados nas usinas, assegurando a unificação e a uniformidade dos processos em todas as usinas.

Usina Telles Pires

Usina Telles Pires

A certificação multisite nos permite atuar de forma eficiente nos seus principais pilares e reforça o compromisso que temos com a segurança dos nossos colaboradores, o cuidado com as diretrizes ESG e a qualidade nos processos. É muito importante manter esses três pontos em equilíbrio”, disse o superintendente de Operações e Engenharia de Hidráulicas da Neoenergia, José Paulo Werberich.

A Usina Hidrelétrica (UHE) Itapebi, na Bahia, e Teles Pires, localizada na divisa dos estados do Pará e do Mato Grosso, foram as primeiras a garantirem o certificado de forma individual, em 2017. Em seguida, as UHEs Corumbá (GO) e Dardanelos (MT) conseguiram as certificações no mesmo formato, em 2018; e Baguari (MG) e Baixo Iguaçu (PR), respectivamente, em 2019 e 2020. As certificações são concedidas ao escopo de Operação e Manutenção nas Normas ISO 9001:2015-Sistema de Gestão de Qualidade, ISO 14001:2015-Sistema de Gestão Ambiental e ISO 45001:2018-Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, e cada certificado tem validade de três anos. Os requisitos para receber os certificados vão além da avaliação operacional e de manutenção, ao atestarem, sobretudo, a qualidade nos serviços e no dia a dia da empresa.

Usina Itapebi

Usina Itapebi

A norma  ISO 9001: padroniza os processos e o trabalho de forma a organizá-lo com planejamento, objetivos e indicadores, diminuindo a quantidade de erros e garantindo a qualidade orientada ao cliente. A definição dos processos evita que ocorram desperdícios, tanto de recursos humanos quanto de recursos materiais e tecnológicos. A ISO 14001,  especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental que tem como objetivo aumentar o desempenho ambiental da organização, alcançando resultados e atendendo os requisitos legais. Também permite à organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente, formulando uma resposta rápida às constantes mudanças ambientais. Já a Norma  ISO 45001, tem como objetivo proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis aos colaboradores, e reforça a importância de ações preventivas, mostrando que é possível ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas, durante a abordagem de riscos e oportunidades.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of