NEOENERGIA FAZ OS TESTES DE PRIMEIROS AEROGERADORES DE PARQUE EÓLICO NA PARAÍBA

chafarizA Neoenergia começou a realizar os testes dos 20 primeiros aerogeradores do complexo eólico de Chafariz, no Sertão da Paraíba. Os equipamentos que estão sendo avaliados somam 69,3MW de capacidade instalada. Os testes foram iniciados após a energização de uma nova subestação e uma linha de transmissão, adquiridas pela empresa em leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizado em 2017.

O complexo eólico Chafariz será composto por 15 parques, totalizando capacidade instalada de 471,2 MW. Parte da energia do empreendimento será direcionada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), enquanto outra fatia será destinada ao Ambiente Livre de Contratação (ACL). Quando concluído, o projeto terá 136 turbinas com capacidade unitária de 3,465 MW.

A construção do complexo foi iniciada em outubro de 2019, antecipada em relação ao plano de negócios da companhia. Foram gerados mais de 1,4 mil postos de trabalho, sendo aproximadamente 40% de mão de obra local. Já a nova subestação, chamada de Santa Luzia II, será o ponto de conexão ao SIN para o complexo eólico. A subestação também será conectada a outro projeto da Neoenergia, o parque solar Luzia, também localizado na Paraíba.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of