NEOENERGIA QUALIFICA A USINA HIDRELÉTRICA TELES PIRES PARA EMITIR CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

neoenerA Usina Hidrelétrica Teles Pires, controlada pela Neoenergia, foi registrada e já pode emitir Certificados de Energia Renovável (I-REC). Os títulos poderão ser comercializados e transferidos para empresas que, ao contratá-los, incentivam diretamente a geração de energia limpa. Essa é uma forma amplamente aceita no mercado financeiro global para demonstrar práticas energéticas sustentáveis e equilibrar emissões de gases de efeito estufa (GEE). A homologação foi feita pelo Instituto Totum, entidade responsável pelo sistema no Brasil. Os I-RECs estão em crescimento no Brasil e no mundo, principalmente neste momento em que o mercado exige cada vez mais o cumprimento de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). De janeiro a abril de 2021, já foi emitido o mesmo número de certificados que todo o ano passado.

O superintendente de Operações e Engenharia de Hidráulicas da Neoenergia, José Paulo Werberich, disse que  Esses títulos permitem a rastreabilidade daTELES energia, garantindo a sua origem limpa e renovável, além de assegurarem a contabilidade confiável de carbono, baseada em padrões globais. Por isso, são uma solução utilizada por empresas que integram índices de sustentabilidade de bolsas de valores ou possuem metas de redução de emissões, por exemplo. Dessa forma, os clientes que comprarem os certificados da geração na usina Teles Pires estão alinhados aos nossos próprios objetivos de auxiliar na descarbonização da economia.”

 A hidrelétrica, localizada entre os estados do Pará e Mato Grosso, possui capacidade instalada de 1.820 MW e é considerada uma das mais eficientes do país. Cada I-REC equivale a 1MWh de energia gerada.  Para emitir os certificados, a usina Teles Pires foi incluída na Plataforma I-REC, após um processo de auditoria realizado pelo Instituto Totum. Os I-RECs podem ser adquiridos como atributo ambiental da energia limpa, com o objetivo neutralizar as emissões de carbono das empresas. Na prática, é possível contratar certificados equivalentes a essa emissão. Esse tipo de negociação pode ser feito tanto por clientes do mercado livre quanto do ambiente regulado. A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando m ais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 1.091 km de linhas em operação, sendo 412 km do projeto Dourados (quatro de cinco trechos entregues) e 5,5 mil km em construção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of