NEOENERGIA USA COM SUCESSO UM NOVO SOFTWARE PARA MONITORAR SEUS PARQUES EÓLICOS E SOLARES
A Neoenergia está conseguindo bons resultados com o uso de uma nova tecnologia desenvolvida pelo tripé de inovação com a empresa, uma startup e uma universidade: o Software de Incidências Automáticas (SOFIA), que acompanha torres de medições necessárias para viabilidade e operação de parques eólicos e solares da companhia. A ferramenta passou a ser utilizada em 2021, após cinco meses de desenvolvimento. Em um ano de uso, a Neoenergia reduziu em 90% os custos utilizados para esse tipo de controle. Por meio de sensores de medição utilizados no SOFIA, as equipes identificam ações como intensidade e direção dos ventos, radiação global e difusa, temperatura, umidade e pressão. Pelo software, é possível ainda ver o mapa com a geolocalização das torres, saber a data de instalação, realizar comparações de funcionamento de equipamentos e acompanhar os projetos e solicitações.
A plataforma foi criada pela área de Renováveis da Neoenergia, em parceria com a Loomi, empresa especializada em soluções digitais, e levou cerca de dois anos para ser finalizada. A ideia do projeto surgiu em 2019, durante o 2º Hackathon Neoenergia, realizado pela Superintendência de Inovação e Sustentabilidade da companhia junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento faz parte do Programa Universidades, iniciativa global da Iberdrola para incentivar a troca de conhecimento, atrair talentos e reforçar o vínculo com o mundo acadêmico.
Para Laura Porto, Diretora Executiva de Renováveis da Neoenergia, “Alguns fatores foram motivadores para a criação da ferramenta, como o aumento da confiabilidade na análise de dados nas incidências, a redução de custos e do tempo da equipe interna. Com a precisão das informações, os profissionais ganharam agilidade para tomar as decisões necessárias.” Atualmente todas as torres eólicas e solares dos projetos estão sendo monitoradas com o auxílio da tecnologia, incluindo as do complexo Neoenergia Oitis, complexo eólico localizado entre o Piauí e a Bahia que será o maior da companhia no segmento, e do Neoenergia Luzia, complexo solar na Paraíba.
As informações são geradas diariamente pela tecnologia e permitem decisões mais rápidas e precisas, em caso de necessidade de intervenções em ocorrências relevantes. Além dos alertas diários, também são realizados relatórios e gráficos mensais sobre os projetos da companhia através da análise dos dados captados e armazenados de forma segura. afirma Francisco Carvalho, superintendente de Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Neoenergia, explica que “A visão de cultura da inovação da Neoenergia está intrinsecamente ligada ao conceito de intraempreendedorismo. A empresa promove programas internos como hackathons que exploram o potencial criativo do ecossistema de inovação e dos colaboradores, revelando talentos e desenvolvendo soluções que agreguem valor ao negócio. A área apoia outros departamentos para que as equipes tirarem ideias do papel, botá-las em prática, e acompanhar seus resultados de forma coordenada e alinhada com a governança e estratégia de inovação da companhia.”
O CONSÓRCIO LILS/LULALADRAO/ estão proibidos de participarem direta e indiretamente ou sequer se aproximar do canteiro de obras.