NEVASCA NO TEXAS PROVOCA CORTES NO SISTEMA DE FORNECIMENTO DE GÁS E ENERGIA ELÉTRICA

AQAQQAQOrlando – Fabiana Rocha – Existe uma máxima no jornalismo: uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta foto  é um exemplo disso: um helicóptero usando combustível fóssil retirando o gelo acumulado das pás de uma turbina eólica com produtos químicos. Para aqueles que defendem radicalmente as fontes eólica e solar como alternativas firmes para geração de energia, a partir de agora, podem mudar de opinião. A rede elétrica do Texas, alimentada em grande parte por vento e gás natural, está relativamente bem equipada para lidar com os verões quentes e úmidos do estado, quando a demanda por energia aumenta. Mas, ao contrário das altas temperaturas, o inverno rigoroso afetou a produção de energia, cortando o fornecimento à medida que as temperaturas em queda aumentaram a demanda.

A escassez de gás natural e as turbinas eólicas congeladas já estavam reduzindo a produção de energia quando a explosão no Ártico começou a desligar os geradores na manhã de segunda-feira (15). O Electric Reliability Council of Texas, ou ERCOT, que é responsável por programar a energia e garantir a confiabilidade da rede elétrica, declarou uma emergência de déficit de geração de energia em todo o estado e pediu às empresas de distribuição de eletricidadeDEDEED que reduzissem a carga por meio de interrupções controladas.

Mais de 4 milhões de pessoas ficaram sem energia no Texas, incluindo 1,4 milhão na área de Houston. Esta é a pior crise de energia no estado em uma década. As interrupções forçadas devem durar pelo menos alguns dias. A CenterPoint Energy,  concessionária  que fornece eletricidade para residências na área de Houston e serviços de gás natural, começou a promover apagões na região de Houston por ordem dos reguladores estaduais de energia. Ele disse que os clientes que enfrentam interrupções devem estar preparados para ficar sem energia pelo menos até segunda-feira.

qaqaqaqaKenny Mercado, vice-presidente executivo da concessionária de Houston, disse que “Quanto tempo vai demorar? Não sei a resposta. Os geradores estão fazendo tudo o que podem para voltar a funcionar. Mas o trabalho deles leva tempo e não sei quanto tempo vai demorar. Mas, para seguirmos em frente, temos que colocar a geração de volta na grade. Essa é a nossa necessidade primária.” Estima-se que 34.000 megawatts de geração de energia,  mais de um terço da capacidade total de geração do sistema, foram desligados pelo clima de inverno extremo em meio ao aumento da demanda, conforme os residentes aumentam os sistemas de aquecimento. O Departamento de Energia dos Estados Unidos emitiu uma ordem autorizando as usinas de energia em todo o estado a operar em níveis máximos de produção, mesmo que resulte em excesso de limites de poluição.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
José Cançado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Cançado
Visitante
José Cançado

“Critics of renewable energy have pointed out that wind turbines have frozen or needed to be shut down due to the extreme weather. And that is significant because almost a quarter (23%) of the power in Texas last year was generated by wind power, according to ERCOT. Even though other places with colder weather (like Iowa and Denmark) rely on wind for even larger shares of power, experts said the turbines in Texas were not winterized for the unexpected freeze. Cold weather protection like antifreeze and heating elements within the turbine blades and components are not commonly used in Texas.… Read more »