NIGER FECHA SUA MINA DE URÂNIO DEPOIS DE 47 ANOS DE OPERAÇÕES E PRODUZIR MAIS DE 75 MIL TONELADAS

qaaqaqA produção na mina de urânio Cominak,  em Akouta, no Níger, terminou suas atividades depois após mais de 40 anos de operações, quando foram produzidos  mais de 75 mil toneladas de urânio para exportação. A mina já entrou na fase de remediação, que também incluirá ações para lidar com o impacto do fechamento em seus funcionários e nas comunidades locais. O conselho de diretores da Cominak anunciou em outubro de 2019 que a mina fecharia neste mês de abril  devido ao esgotamento de seus recursos. O CEO da Orano, proprietária da mina,  Philippe Knoche,  prestou uma homenagem a todos os mineiros que trabalharam no projeto. “Eles nos transmitiram uma herança tremenda. A Orano manterá essa herança viva e permanecerá comprometida com o Níger com investimentos para estender a vida útil do local de mineração Somair e o desenvolvimento do projeto Imouraren.”

O urânio foi descoberto em Akouta, a 1.200 quilômetros da capital, em 1967.  A Cominak, uma sociedade anônima de direito nigeriano, foi criada em 1974 e a produção começou em 1978. A mina subterrânea, localizada em uma profundidade de 250 metros, é acessada através de um declive de 1300 metros e consiste em 291 km de galerias. Sua planta de beneficiamento de minério tem uma capacidade de cerca de 1.500 toneladas por ano. Segundo Orano, no final de 2020 o projeto previa trabalho para 617 funcionários e 630 subcontratados.

As medidas postas em prática para ajudar esses colaboradores incluem uma unidade de recolocação já operacional e sessões de formação conducentes à qualificação profissional. O plano de remediação também prevê um componente de envolvimento da comunidade com um plano de transição elaborado em consulta com as partes interessadas. Serão também tomadas medidas de apoio à economia local, nomeadamente através da ajuda aos empresários, dos cuidados de saúde, do sistema de educação e da transferência de infraestruturas geridas pela Cominak para o estado do Níger.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of