NO PRIMEIRO DIA DO SPOTLIGHT, ELETRONUCLEAR COMEÇA SONDAGEM DE MERCADO SOBRE ANGRA 3

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

usina angra 3O primeiro dia do World Nuclear Spotlight Brazil foi marcado por importantes anúncios e sinalizações para o mercado. Um dos mais importantes veio da Eletronuclear, que anunciou hoje (3) o início de uma pesquisa de mercado (market souding) que irá coletar contribuições dos potenciais parceiros privados na retomada das obras de Angra 3. O presidente da empresa, Leonam Guimarães, assinou hoje as cartas destinadas às companhias interessadas no empreendimento. O objetivo é ouvir as opiniões do mercado sobre qual modelo de negócio é mais adequado e atrativo para a retomada da construção, paralisada desde 2015.

Nós temos três propostas em curso e estamos colocando todas para o mercado opinar. A ideia é decidir qual delas é mais atrativa ou mesmo receber sugestões de um novo modelo”, disse Guimarães.  O foco da consulta serão os proprietários de tecnologia de reatores PWR (reator de água pressurizada). O presidente da Eletronuclear disse que as cartas devem chegar aos representantes das empresas ainda hoje ou amanhã.

A previsão é que essa pesquisa de mercado produza suas conclusões em junho deste ano. O próximo passo será o lançamento do edital para escolha do parceiro privado, ainda no segundo semestre deste ano. Depois, um novo avanço acontecerá no segundo semestre de 2020, com a assinatura do acordo entre a Eletronuclear e a companhia internacional parceira escolhida. O retorno das obras está programado para o segundo semestre de 2021 e a usina deve começar a operar em 2026.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of