NORTE ENERGIA PROMOVERÁ TRÊS ENCONTROS PARA DEBATER OS DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO

SWSWSWSWSSWA Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte,  vai promover três  workshops  três  nos dias 30 de março e 6 e 13 de abril com transmissão pelo youtube, no canal da Usina de Belo Monte. A ideia  é reunir especialistas e agentes do setor elétrico, para debater os desafios da modernização dos modelos de operação e formação de preço, inconsistência temporal e suas consequências para o planejamento eletro-energético e também os avanços acadêmicos e as novas fronteiras metodológicas. O projeto é intitulado “Modelo Estocástico de Políticas Semanais para o Despacho Horário do Sistema Interligado Nacional – SPARHTACUS II”, desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que dispõe sobre investimentos em inovação no setor de energia elétrica do país.

A superintendente de Portfólio e Preços da Norte Energia, Silvia Cabral, diz que   “O desenvolvimento do SPARHTACUS II conta comWSWSDDDDDD investimentos da Norte Energia da ordem de R$ 4,9 milhões e busca trazer aperfeiçoamentos nos ferramentais adotados nas etapas de médio e curto prazo para a operação do sistema e formação de preço. Além disso, buscamos contribuir com a programação diária da operação do Sistema Interligado Nacional em estudos sistêmicos que corroboram com a segurança operativa e uso racional dos recursos energéticos do país.”

O modelo SPARHTACUS II ainda contempla a implementação de um simulador não linear que permitirá avaliar as programações diárias da operação, observando as consequências operativas das tomadas de decisões em função da realidade das usinas integradas ao SIN. O projeto conta com a cooperação técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Universidade Federal de Santa Catarina, além da Norus Engenharia, empresa que atua na área de inovação do setor elétrico. O projeto prevê a organização de workshops sobre a formação de preço horário para contribuir com o debate sobre o tema pelo setor

WSWSSWSWA  programação do  Workshop on Computing Efficient Energy Prices: 30/03/2021 – 16h – https://youtu.be/PlZIe3vTW3I – Desafios da modernização dos modelos de operação e formação de preço- Os modelos de operação e formação de preço necessitam acompanhar o ritmo da modernização do setor elétrico. Neste dia serão abordados alguns dos principais desafios técnicos, regulamentais e práticos a serem superados para uma maior sintonia entre as respostas dos modelos computacionais, a operação eletro-energética e o mercado brasileiro de energia elétrica.

06/04/2021 – 16h – https://youtu.be/XaBsAM4kHIM – Inconsistência temporal e suas consequências para o planejamento eletro-energético-  O planejamento eletro-energético necessita que um complexo arcabouço metodológico seja utilizado para lidar com as dificuldades e imprevisibilidades da operação de um sistema elétrico como o brasileiro. Limitações computacionais, ausência de dados, aproximações matemáticas e procedimentos imprecisos podem violar o princípio da consistência temporal que rege todoimageFGFFGGs esse arcabouço metodológico empregado.

13/04/2021 – 16h – https://youtu.be/TOLhLE7tk4Q – Avanços acadêmicos e as novas fronteiras metodológica– Maior capacidade tecnológica, abordagens inovadoras e novas descobertas científicas têm grande potencial para impulsionar o desenvolvimento do setor. Dentre os estudos abordados está o que busca aprimorar o programa computacional usado para programação diária da operação do Sistema Interligado Nacional. No atual modelo, as Unidades Geradoras de um empreendimento hidráulico são apresentadas de forma unificada, todas agregadas. Um dos debates é acerca da apresentação individualizada de cada Unidade, e também de soluções para trabalhar as questões provenientes desse cenário mais específico – o que pode se refletir em ganho de geração e uma operação mais suave.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of