faixa - nao remover

RODADA DA ANP RENOVA DEMANDA POR REGULARIDADE NOS LEILÕES

Por Rafael Godinho (rafael@petronoticias.com.br) –

Salão da 12ª Rodada da ANP - Foto: Rafael GodinhoMais de cinco meses após o 11ª certame, em 14 de maio, e um mês depois da 1ª rodada do pré-sal sob o regime de partilha, em 21 de outubro, a 12ª Rodada de Licitações da ANP ocorre num momento em que diversos empresários do setor pedem maior regularidade nos leilões de blocos exploratórios. O Petronotícias faz a cobertura completa da rodada, com entrevistas com representantes do setor e o acompanhamento de todos os resultados.

Segundo Antônio Guimarães, secretário executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), a pouca previsibilidade gera insegurança na indústria no momento de decidir novos investimentos. “Se você não tem rodadas, você desmobiliza equipes. Não tem como montar uma estrutura para longo prazo. Isso também não ajuda a indústria local a se organizar e se capacitar”, afirmou o secretário executivo de Exploração e Produção do IBP, Antônio Guimarães, em evento de apresentação das novas instalações do instituto no centro do Rio de Janeiro.

A 12ª Rodada vai ofertar 240 blocos exploratórios, na seguinte sequência de bacias sedimentares: Paraná, Parnaíba, Acre-Madre de Dios, Sergipe-Alagoas, Parecis, Sergipe-Alagoas, São Francisco, Recôncavo. Ao todo, 21 empresas de 11 países estão habilitadas para participar.

Segundo Magda Chambriard, o diferencial desta rodada é a oferta de blocos em terra, com ênfase na exploração de gás natural. “A importância do gás natural cresce a olhos vistos”, afirmou a executiva. Dirigindo-se a Mauricio Tolmasquim, presidente da EPE, Magda chegou a dizer: “O gás natural está chegando, Tolmasquim! Tenho certeza disso”, antes de desejar sucesso aos participantes do leilão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of