NOVA TECNOLOGIA DA ABB VAI INTEGRAR MALHA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NA SUÍÇA

Claudio FacchinA ABB foi contratada pela Transports Publics Genevois (TPG), a operadora de transporte público de Genebra, na Suíça, e pelo fabricante suíço de ônibus HESS para o fornecimento de uma nova tecnologia de recarga de veículos elétricos, com o objetivo de agilizar o processo e reduzir o impacto ambiental de motores a diesel.

De acordo com a empresa suíça, o contrato, de US$ 16 milhões, inclui o fornecimento de carga rápida e tecnologia embarcada em veículos elétricos para 12 ônibus totalmente elétricos (e-buses), modelo TOSA (Trolleybus Optimisation Système Alimentation), que são utilizados para conectar o aeroporto ao subúrbio de Genebra.

“Comparados aos ônibus a Diesel já existentes, os e-buses podem ajudar a evitar a emissão de até 1.000 toneladas de dióxido de carbono ao ano”, afirmou a empresa em comunicado.

O pacote acordado inclui a entrega e a colocação em operação de 13 estações de carga rápida ao longo da rota dos ônibus urbanos, bem como três terminais e quatro estações de carga em garagens.

“Esta será a tecnologia de conexão para carga instantânea mais rápida do mundo, levando menos de 1 segundo para conectar o ônibus ao ponto de carga. As baterias dos ônibus podem ser carregadas em 15 segundos com uma carga de 600 quilowatts durante a parada. Uma carga adicional de 4 a 5 minutos no ponto final permite a recarga total das baterias”, explicou ainda a ABB em nota, ressaltando que a tecnologia inovadora foi desenvolvida pelos engenheiros da empresa na Suíça.

Concluído o comissionamento completo em 2018, os ônibus articulados de alta capacidade sairão dos dois terminais em intervalos de 10 minutos nos horários de pico. A linha a ser contemplada transporta mais de 10.000 passageiros por dia e a substituição dos ônibus a Diesel pelos modelos de e-buses reduz o ruído e as emissões de gases de efeito estufa, segundo a ABB.

“Estamos orgulhosos dessa tecnologia de ponta para apoiar a visão da Genebra de um transporte urbano de massa silencioso e com zero emissões para a cidade. Ela proporciona um modelo para o futuro transporte urbano e reforça nossa visão de mobilidade sustentável para um mundo melhor”, disse Cláudio Facchin (foto), Presidente da divisão Power Grids da ABB.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of