faixa - nao remover

NOVO ADVOGADO DE DELCÍDIO AMARAL DIZ QUE SENADOR NÃO FARÁ DELAÇÃO PREMIADA

delcidio-amaralPor ora, Delcídio Amaral (foto) voltou atrás da decisão e não pretende mais fechar acordo de delação premiada. A defesa do senador, preso em Brasília após ser flagrado em gravação tentando obstruir as investigações da Operação Lava Jato, está se alinhando para tentar revogar a prisão sem que ele precise fazer a delação.

A informação foi dada pelo novo advogado de Delcídio, Antonio Figueiredo Basto, em entrevista ao jornal Valor Econômico. Na reportagem, Basto afirma que “não tem delação nenhuma” e diz que vão “partir para o enfrentamento da acusação”, classificando a prova como ilícita: “não vamos aceitar de modo algum essas condições que estão sendo colocadas”, conclui, na fala ao jornal.

A gravação que levou Delcídio à prisão, quando ele ainda ocupava a liderança do governo no Senado, foi captada pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, que apresentou o áudio à Polícia Federal, para mostrar que seu pai estava sendo coagido a não fechar a delação premiada ou omitir detalhes dela. Na gravação, Delcídio discutia formas de pressionar o Supremo Tribunal Federal para liberar o ex-diretor internacional da estatal da prisão, negociava para que Cerveró não citasse seu nome, nem o do banqueiro André Esteves – também preso –, e chegou a falar sobre as melhores formas de ajudá-lo a fugir para a Espanha, caso conseguissem um Habeas Corpus.

O áudio, que revelava muitos detalhes dos bastidores espúrios da política brasileira, ainda deixou claro como nem a Operação Lava Jato, nem as dezenas de prisões de grandes figuras da engenharia nacional reduziram a voracidade com que o interesse político dispõe da Petrobrás, já que na mesma reunião o senador chega a discutir com o advogado Edson Ribeiro sobre a criação de uma nova diretoria na estatal, de TI, que teria orçamento de um bilhão. Eles chegam a falar o nome que seria indicado para a vaga, Edson Feitosa dos Santos, e dizem que, como não seria uma área essencial da companhia, “ninguém encheria o saco”.

Apesar de todas as afirmações claras na gravação, que escandalizaram o País para além do que já havia de indignação, o novo advogado de Delcídio afirma ao jornal que “tudo o que se tem são as próprias palavras do senador”, como se isso fosse pouco.

Nos bastidores, o que se especula é que após a notícia da delação circular, Delcídio teria recebido um sinal de que teria ajuda política para a sua saída da prisão, o que levou o senador a voltar atrás momentaneamente da decisão.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Biffy Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Biffy
Visitante
Biffy

Ou, quem sabe… O preço do pescoço!