NOVO ATRASO NA USINA NUCLEAR FLAMANVILLE 3 SIGNIFICA ACRÉSCIMO DE MAIS US$ 530 MILHÕES NO PROJETO

reatorO carregamento de combustível no reator Flamanville 3 EPR, na França, foi adiado por pelo menos mais seis meses, com o custo estimado na conclusão aumentando em mais US$ 530 milhões, anunciou a EDF. Em uma atualização de 16 de dezembro, a EDF disse que o carregamento de combustível – anteriormente programado para o segundo trimestre de 2023 – agora está programado para o primeiro trimestre de 2024. A empresa declarou que o atraso mais recente se deve “principalmente a estudos complementares necessários para estabelecer um novo processo para o tratamento térmico de alívio de tensões (SRHT) de algumas soldas que foram aprimoradas nos últimos dois anos, localizadas perto de áreas sensíveis equipamentos para o funcionamento da usina nuclear.”

O SRHT é um processo realizado após a soldagem para aliviar as tensões residuais de soldagem e obter as características mecânicas adequadas para a peça soldada. “As equipes agora passaram para o estágio final do tratamento térmico de alívio de tensão das soldas atualizadas e para o estágio de fechamento do circuito secundário principal,” disse a EDF. A empresa também anunciou que o custo estimado de conclusão da usina aumentou de EUR 12,7 bilhões para EUR 13,2 bilhões. É o mais recente de uma série de atrasos no projeto na Normandia, no norte da França, que originalmente deveria começar a operar comercialmente em 2013.

A EDF disse ainda que outras conquistas estratégicas na fase de pré-operação do Flamanville EPR foram feitas nos últimos meses. Isso inclui a conclusão do complexo trabalho de atualização das soldas de penetração do circuito secundário principal, que foram consideradas em conformidade com o conceito de pré-quebra. Ele disse que essas operações inéditas foram realizadas usando equipamentos operados remotamente e exigiram mais de doze meses de análises e qualificação antes da implementação em Flamanville. Os testes de desempenho do sistema de equipamentos elétricos e operações de carregamento de combustível foram concluídos e considerados em conformidade com os requisitos.

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[…] Sidney Luiz Rabello era um entusiasta desse projeto. Sua construção, no entanto, em Flamanville, na França, já dura 16 anos, com um custo várias vezes superior ao projetado, tantos são os problemas de segurança que surgem (Ver aqui). […]