NOVO FURTO EM DUTO DA TRANSPETRO PROVOCA VAZAMENTO DE PETRÓLEO EM RIO DAS OSTRAS
Um novo furto na rede de dutos da Petrobrás causou um vazamento de petróleo na área rural do município de Rio das Ostras (RJ) neste final de semana. De acordo com a estatal, o crime aconteceu no oleoduto Osduc, próximo a BR-101, em um local sem comunidade nas imediações. A operação da linha foi suspensa e as equipes de contenção foram imediatamente acionadas.
Ainda não há a confirmação da quantidade de óleo que foi vazada. Em comunicado, a Petrobrás disse que a sua subsidiária, a Transpetro (responsável pelos dutos), é “vítima das ações criminosas de furto de óleo e derivados” e que “tem como maior preocupação a segurança das famílias, pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade, como incêndios, explosões, vazamentos, poluição e contaminação de áreas ambientalmente sensíveis”.
Em recente entrevista ao Petronotícias, o coordenador do Programa Integrado de Proteção de Dutos (Pró-Dutos) da Petrobrás, Marcos Galvão, disse que a estatal tem investido anualmente, por meio da Transpetro, R$ 150 milhões na segurança de sua malha dutoviária. “Esses recursos correspondem a gastos em contingências e reparos, bem como em monitoramento dos dutos e prevenção de furtos, inteligência (coleta e análise de dados) e conscientização das comunidades do entorno sobre a necessidade de se denunciar condutas suspeitas”, explicou.
Deixe seu comentário