NOVO GOVERNO ALEMÃO QUER POPULAÇÃO ADERINDO ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS E EM ALGUNS CASOS SERÁ UMA OBRIGAÇÃO

COALIZAÇÃOOs partidos do próximo governo da Alemanha concordaram formalmente em aumentar os esforços para acelerar a eliminação progressiva do carvão no país até 2030, enquanto projetam a meta de elevar para 80% a participação das energias renováveis até a mesma data. Sob o governo anterior, a data de saída do carvão foi fixada para 2038. Segundo o texto do documento, “passo a passo, estamos pondo fim à era dos fósseis, inclusive antecipando a eliminação progressiva do carvão para 2030 de forma ideal e deixando para trás a tecnologia dos motores de combustão”. O novo governo alemão também lançou planos para tornar o país o principal mercado para as tecnologias de hidrogênio e para neutralizar em 50% o aquecimento dos ambientes internos, também até o fim da década.

Outra medida é o fim dos registros de carros a combustão em um prazo de cinco anos antes da meta da União Europeia, que é para 2035. As negociações foram feitas entre Social-ANGELA MERKELDemocratas, Verdes e Liberais (foto principal), que formam a coalização do governo para o próximo mandato. Pela primeira vez desde 1960, a Alemanha será governada por uma coalizão composta por três partidos, a chamada coalizão “Ampel” (“semáforo”), em referência às cores dos partidos: vermelho, amarelo e verde. Esta é a primeira coalizão do tipo em nível federal no país e vem após 16 anos da CDU de Angela Merkel (foto à direita), que é agora o maior partido de oposição no Bundestag alemão. A população terá que aderir a energias renováveis.

ALEMANHAAlém da eliminação acelerada do carvão, a coalizão concordou com as seguintes medidas:

  • Aumentar a participação das energias renováveis no consumo de eletricidade para 80% até 2030, pressionando por procedimentos mais rápidos de planejamento e aprovação;
  • Painéis solares serão obrigatórios para novos edifícios comerciais e recomendados para novos edifícios residenciais;
  • Dois por cento da área terrestre do Estado deve ser disponibilizada para a expansão da energia eólica em terra;
  • A capacidade de energia eólica offshore deve ser aumentada para pelo menos 30 gigawatts até 2030, 40 gigawatts até 2035 e 70 gigawatts até 2045.

Descarbonização

  •  Até 2030, 50% do calor deve ser gerado de forma neutra para o clima
  • Os padrões de energia para novas construções serão ajustados a partir de 2025 para excluir de fato quaisquer sistemas de aquecimento com combustíveis fósseis,EÓLICAS atendendo aos mais altos padrões de eficiência energética.
  • A partir de 2025, qualquer novo sistema de aquecimento tem que ser capaz de funcionar com uma capacidade de pelo menos 65% de energia renovável.

Mobilidade

  • Pelo menos 15 milhões de carros totalmente elétricos devem estar na estrada até 2030, o que representa cerca de um em cada três carros.
  • De acordo com a regulamentação da UE, somente veículos neutros em relação ao CO2 podem ser registrados a partir de 2035 (“isto tem um impacto correspondente antes na Alemanha”), com uma exceção para veículos que podem “comprovadamente ser abastecidos com combustíveis eletrônicos (e-fuels ou combustíveis sintéticos, como várias formas de biodiesel e hidrogênio)”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of