NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES DA APM TERMINALS NO PORTO DE SUAPE COMEÇA A GERAR EMPREGOS E A ATRAIR NEGÓCIOS
A determinação de se ter o primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina, que será construído pela APM Terminal Suape, está sacudindo as expectativas em Pernambuco. A pedra fundamental já foi lançada no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco. Este é um dos três projetos em implantação da APM Terminals no mundo, empresa com mais de meio século de atuação, presente em 33 países. Com investimento de R$ 1,6 bilhão já na primeira fase, o terminal acelerará o desenvolvimento da região, pois além de gerar cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos, fortalecerá a conexão de Pernambuco com outros portos internacionais, além de apresentar iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária. As lideranças das companhias envolvidas seguem na mesma vibração. Marcio Guiot, diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Ricardo Rocha, presidente da Maersk para a Costa Leste da América Latina, Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Leo Huisman, CEO da APM Terminals para a região das Américas participaram do evento de lançamento da pedra fundamental.
“Este desenvolvimento proporcionará aos importadores e exportadores mais opções. Com o início das operações do terminal previsto para 2026, expandiremos as janelas de atracação para nossos clientes, permitindo que eles introduzam novos serviços que conectam Pernambuco a vários portos globais”, destacou Leo Huisman. O novo terminal vai permitir que o Porto de Suape possa receber ainda mais carga, o que garante novos negócios para Pernambuco, com a possibilidade de ampliação das exportações. Assim, Suape, é um dos maiores portos públicos do país, ganha mais competitividade, ampliando sua liderança no Nordeste.
Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, ressalta a importância das etapas anteriores do projeto e próximos passos, “A primeira fase foi a maior obra de demolição do estado de Pernambuco, com duração de 222 dias, e recentemente investimos R$241 mi em equipamentos modernos para consolidar o projeto e reforçar o nosso compromisso em liderar a modernização do setor portuário no Brasil. A próxima fase será a escolha das empresas que serão responsáveis pela construção do cais, pátio e prédios. Vale ressaltar que com o início das operações ampliaremos a capacidade de movimentação de contêineres em 55%”.
“Suape merece a instalação de um segundo terminal de contêineres. O empreendimento da APM Terminals vai garantir eficiência e proporcionar mais competitividade, possibilitando a inclusão do porto em novas rotas internacionais e trazendo o que há de mais moderno em movimentação portuária, a exemplo das operações eletrificadas. Esse terminal será o primeiro 100% elétrico da América Latina. É um diferencial e tanto para nós. É mais uma iniciativa que dialoga com os projetos sustentáveis que estão sendo desenvolvidos para ampliar nossas atividades em consonância com a proteção do meio ambiente“, afirmou o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.
Tenho a convicção que esse terminal de contêineres será um divisor de águas para Pernambuco, e fortalecerá a economia do estado