NOVOS BIOLUBRIFICANTES COMEÇAM A SER TESTADOS PARA SUBSTITUIR ÓLEOS SINTÉTICOS

RefinariaA Petrobrás vem buscando a substituição de óleos lubrificantes sintéticos por produtos biodegradáveis, menos tóxicos para o meio ambiente e seres humanos. Como parte desse processo, serão iniciados testes de campo para definir quais biolubrificantes desenvolvidos com esta tecnologia serão disponibilizados para comercialização. O produto está sendo desenvolvido pela Petrobrás Biocombustível, em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes) e com a Petrobrás Distribuidora.

O primeiro produto desenvolvido a ser testado é um óleo desengripante, lubrificante e anticorrosivo muito utilizado na indústria. O produto foi desenvolvido a partir de óleo vegetal já convertido em biodiesel. No caso, foi usada a soja, em função de sua baixa viscosidade. Os testes ocorrerão em quatro refinarias e em uma usina de biodiesel que, a partir de fevereiro, avaliam o desempenho desse biolubrificante na aplicação industrial.

Outras matérias-primas estudadas pela companhia são a mamona e o pinhão manso, mas, até o momento, o derivado do biodiesel de mamona foi o que apresentou melhor desempenho. Sua capacidade de permanecer em estado líquido em baixas temperaturas se destacou, já que é uma característica fundamental para o uso em motores automotivos.

Além disso, o plantio de mamona é possível em regiões mais pobres do país, parte da estratégia da companhia de incentivo ao cultivo dessa oleaginosa, como o semiárido nordestino, por exemplo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of