NUCLEP AUMENTARÁ PRODUÇÃO DE TORRES DE TRANSMISSÃO EM OUTUBRO E AVANÇA EM PROTÓTIPO DO SUBMARINO NUCLEAR

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

SEIXASAs últimas semanas têm sido de muito trabalho e boas notícias para a Nuclep. De um lado, a empresa se prepara para receber, nas próximas semanas, o maquinário necessário para aumentar sua linha de produção de torres de transmissão. De acordo com o presidente da Nuclep, Almirante Carlos Seixas, a expectativa é iniciar a operação dos novos equipamentos já no final de outubro. “Agora, com essas cinco novas máquinas, vamos duplicar nossa capacidade de produção”, explicou. Como se sabe, a companhia entrou neste nicho de mercado, em meados do ano passado, para diversificar sua geração de receitas. Enquanto isso, o presidente da empresa esteve recentemente em Aramar (SP) para acompanhar as obras do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene) – protótipo dos sistemas de propulsão do submarino nuclear brasileiro (SN-BR). A Nuclep está envolvida no desenvolvimento do chamado Bloco 40 do empreendimento. Neste momento, a companhia está construindo os equipamentos desta seção em Itaguaí (RJ) e paralelamente avança na parte estrutural em Aramar. A primeira etapa da construção do Bloco 40 deve ser finalizada já no primeiro semestre do ano que vem. Por fim, Seixas ainda falou da expectativa da Nuclep em participar das obras de instalação dos condensadores da Usina Nuclear de Angra 3.

Quais os avanços mais recentes dentro do Bloco 40 do Labgene?

No último dia 18, eu estive em Aramar, onde a Nuclep já começou a fazer as bases do Bloco 40 do Labgene. A última vez em que estive no Labgene foi no ano passado. Fiquei surpreendido não apenas com o avanço do Bloco 40, mas com a obra, em geral. Já existe bastante coisa construída, principalmente na parte de alvenaria onde o Labgene está incluído. As obras estão bem feitas e adiantadas: o Bloco 30 está no local e o Bloco 20 também. E agora, a Nuclep está montando o Bloco 40.

Os equipamentos do bloco estão em construção em Itaguaí, na fábrica da Nuclep. E nós já começamos a montagem no local, em Aramar, da estrutura que receberá todos os equipamentos do reator de propulsão nuclear. Toda a parte de caldeiraria pesada já está sendo soldada. A estrutura que irá receber os vasos do reator já estão sendo montados pela Nuclep lá em Aramar. E os equipamentos, como eu já disse antes, estão sendo construídos em Itaguaí, dentro da Nuclep.

Poderia nos atualizar em relação ao cronograma das obras do Bloco 40?

image003

Obras no Bloco 40 do Labgene

A conclusão do Bloco 40 está prevista para 2023. As obras serão divididas em três fases. A Nuclep terminará, no primeiro semestre do ano que vem, a montagem do alicerce – que é a primeira fase.

Depois, serão feitas obras de toda a parte pneumática e eletromecânica, que não serão feitas pela Nuclep. A Amazul e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) estão ainda no processo de tomada de preço para escolher quem fará essa parte. No final, depois que tudo tiver pronto, vem a terceira fase, quando a Nuclep finalizará a estrutura do bloco.

Gostaria de ouvir também  seu comentário sobre outro marco recente e importante da empresa: o início da entrega dos acumuladores para a Usina de Angra 3.

Nos já construímos, ao todo, oito acumuladores para a usina de Angra 3. Já entregamos os dois primeiros e os demais estão na fase de revisão dos data books. Temos a previsão de entregar todos os demais seis acumuladores até o final do ano para a Eletronuclear.

E em relação aos condensadores da usina?

image004

Acumulador de Angra 3

Dois condensadores já estão prontos e foram entregues. Enquanto isso, o terceiro condensador ainda está na Nuclep. Temos previsão de entrega nesta semana de uma parte deste terceiro condensador. Mas o importante é registrar que o condensador completo será entregue para a Eletronuclear no primeiro semestre de 2021.

Algo que também importante para a Nuclep seria instalar os três condensadores em Angra 3. Os condensadores de Angra 2 foram instalados por nós. Temos toda a tecnologia e mão de obra qualificada nacional para realizar esta tarefa. Estamos com a expectativa muito grande para fazer a montagem desses condensadores quando começar novamente  a obra de Angra 3. Isso é uma obra grande e significativa. A Nuclep tem know how e expertise para fazer esse trabalho. 

Por fim, gostaria de ouvir também os avanços na linha de produção de torres de transmissão.

torreNós compramos novas máquinas para produção das torres no final do ano passado, na Itália. Quando fizemos essas aquisições, não existia pandemia. Só que, como todos sabem, a Itália teve um boom da doença. Por isso, as obras pararam e tivemos um atraso na entrega das máquinas.

Felizmente, já fizemos o pagamento das máquinas e esperamos que elas cheguem à Nuclep até a primeira quinzena de outubro. Temos a expectativa de começar a operação desse maquinário novo entre final de outubro e início de novembro. Enquanto isso, já estamos produzindo algumas torres com as máquinas que a Nuclep já possuía, em parceria com a Meta.

Agora, com essas cinco novas máquinas, vamos duplicar nossa capacidade de produção. Nossa expectativa era iniciar o faturamento com essas torres a partir de setembro. Mas, por conta do atraso, esperamos esse faturamento a partir de novembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of