O AUMENTO DO MERCADO DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA ABRE POSSIBILIDADES DE NOVOS NEGÓCIOS CRESCEREM NO PAÍS
O mercado naval brasileiro está navegando para um cenário mais otimista com o aumento de investimentos em atividades do setor. A indústria está se adaptando às demandas globais por fontes de energia mais sustentáveis, abrindo novas perspectivas de crescimento, como a exploração de energia offshore, eólica e solar. Segundo dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), do Conselho Internacional de Associação da Indústria Marinha (Icomia) e projeções da TCP Partners, a produção de embarcações deve aumentar nos próximos anos. Entre 2019 e 2025, a previsão foi de que a produção dobrasse de 4,5 mil para 8,6 mil unidades, com uma taxa de crescimento anual composta de 13,7% (CAGR). Essa expansão considera desde lanchas e veleiros até iates e jet-skis, refletindo não apenas o potencial econômico, mas também a paixão dos brasileiros pelo lazer.
A economia do mar, como prega o Cluster Naval, presidido pelo Almirante Walter Silva, tem crescido muito e gerando cada vez mais empregos no Brasil. Brevemente, o Cluster Naval vai anunciar a realização de um seminário no Rio de Janeiro para debater o segmento. Algumas autoridades internacionais estarão presentes explicando as melhores práticas para o crescimento e o entendimento da importância da economia do mar. Vale lembrar aqui um outro setor de importância que faz girar o setor naval. No ambiente marítimo, caracterizado por diversas condições climáticas, a escolha e manutenção adequadas dos cabos são vitais para garantir a integridade estrutural e a estabilidade da embarcação. Além disso, a aplicação de lubrificantes específicos para os cabos é essencial para prolongar sua vida útil e garantir atividade suave e eficiente.
O CEO da Lubvap Special Lubrificants, Luiz Maldonado, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado explica que esses lubrificantes contribuem para reduzir o desgaste e a corrosão do material em aço inoxidável. “Os cabos de aço desempenham papéis fundamentais em diversas atividades do setor náutico, como içamento de cargas, ancoragem e amarração. Utilizando lubrificantes de alta qualidade é possível conservar esses mecanismos, prolongando sua vida útil e a segurança da embarcação.” Mendonça diz também que a utilização de lubrificantes como Lubvap Wire Offshore, Biogen Wire e o Kluber Lubrication oferecem uma combinação ideal de eficiência, sustentabilidade, competitividade e rentabilidade: “Alguns produtos, como da marca Kluber, têm se destacado por sua capacidade de reduzir o impacto ambiental das operações no mar. Eles oferecem uma alternativa aos óleos minerais convencionais, melhoram a eficiência dos cabos de aço e também contribuem para práticas mais sustentáveis”.
O Brasil possui 7,5 mil quilômetros de extensão de litoral e uma rede de 60 mil quilômetros de águas navegáveis em rios, um cenário que também favorece o crescimento da atividade de embarcações recreativas em todo o país. Vale lembrar também que o Plano Estratégico da Petrobrás para o período de 2023 a 2027 reforça esse interesse, aplicando R$ 78 bilhões no segmento, com foco na sustentabilidade e geração de valor. Ao investir em soluções que atendam aos requisitos ambientais e potencializar o desempenho dos cabos de aço, o setor naval pode prosperar de maneira mais confiável.
Deixe seu comentário