BRASIL VAI LANÇAR UM NANO SATÉLITE DA BASE DE BAIKONUR NA MADRUGADA DESTE SÁBADO

SWSWWSWDNa madrugada deste sábado (20), será realizado o lançamento do nano satélite brasileiro NanoSatC-Br2, a bordo do foguete russo Soyuz-2, operado pela Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O equipamento brasileiro será lançado em órbita baixa terrestre (LEO) com o objetivo de estudar e monitorar em tempo real os distúrbios observados na magnetosfera terrestre, a intensidade do campo geomagnético e a precipitação de partículas energéticas sobre o território brasileiro. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, participa da transmissão ao vivo por meio do canal do YouTube do MCTI com imagens direto do centro de lançamento e com comentários de especialistas e profissionais envolvidos no desenvolvimento do nanossatélite. A transmissão é aberta ao público e terá início às 00h10, horário de Brasília (madrugada de sexta para sábado), com o lançamento previsto para as 03h07.

O lançamento de nanossatélite é parte do projeto de desenvolvimento de missões espaciais com foco científico, tecnológico e educacional apoiados pelo MCTIFRF e parceiros. Os satélites padrão CubeSat são plataformas padronizadas mais baratas e acessíveis e de rápido desenvolvimento. Suas aplicações no Brasil têm sido, principalmente, com foco em pesquisas e capacitação de recursos humanos e operacionais e, o NanosatC-Br2, posicionará o Brasil à frente na discussão sobre importantes questões das pesquisas relacionadas ao Geoespaço, Aeronomia, Geofísica Espacial e de Engenharias e Tecnologias Espaciais.

O NanoSatC-Br2 é o segundo nanossatélite científico universitário brasileiro, proposto no âmbito do Programa NanoSatC-Br, que consiste em uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira – AEB/MCTI o Instituto Nacional de

Base de Bainokur

Base de Bainokur

Pesquisas Espaciais – INPE/MCTI, ambas instituições vinculadas ao MCTI, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. O programa é voltado para a integração e formação de professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e tecnologistas em projetos de pesquisa espacial e áreas afins, como o desenvolvimento de engenharias, tecnologias espaciais, ciências da computação e espaciais, promovendo a preparação de uma nova geração de profissionais, pesquisadores e promotores do conhecimento sobre o assunto.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ademir Freitas Machado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ademir Freitas Machado
Visitante
Ademir Freitas Machado

Como sempre, deixam de informar um dado técnico importantíssimo para nós, radioamadores: a frequência da estação piloto do “passarinho”. Já estamos de olho e com os ouvidos colados no alto falante do receptor para ouvir seus primeiros sinais. Para nós, isso é como os papais e mamães ouvirem o primeiro chorinho do bebê!