O BRASIL PERDE PEDRO CARLOS DA SILVA TELLES, UM DOS MAIORES ENGENHEIROS DO PAÍS

aqaqqaO Petronotícias abre um espaço especial para noticiar a morte, na semana passada, de um dos mais importantes engenheiros brasileiros, aos 95 anos: o professor  Pedro Carlos da Silva Telles. Abre um espaço para esta informação e também para homenageá-lo pelo legado que deixa para a engenharia brasileira. Ele é autor de 13 livros de engenharia e responsável pela formação de centenas de novos engenheiros. O livro sobre tubulações industriais do é considerado uma “Bíblia”  dos pipeliners e  ainda é hoje é muito consultado pelos profissionais do setor.

Silva Telles é um dos maiores nomes da Engenharia do nosso país. Ele formou-se em 1947 pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, antiga Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Em mais de quatro décadas de trabalho acadêmico, foi docente desta Escola, responsável pela fundação da disciplina de “Equipamentos Industriais” e do curso de Engenheiro Mecânico. Ele Também foi professor no Instituto Militar de engenharia (IME) e do curso de pós graduação de engenheiros da Petrobrás.

Trabalhou no Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (participando do projeto e construção de 4 navios tanque de mais de 500T) e por mais de 10 anos na Shell dedwdo Brasil. Na Petrobrás, no período de 1960 à 1966 chefiou a seção de projetos mecânicos da Refinaria Duque de Caxias no Rio de Janeiro onde foi responsável por projetos de tubulações, equipamentos de caldeiraria e máquinas numa época em que nesta unidade da Petrobrás se desenvolvia o embrião da capacitação nacional relativa a detalhamento de unidades de processo. Além disso foi, por mais de 20 anos, foi chefe do Setor de Caldeiraria da Divisão de Projetos Industriais da Petrobrás.

O Professor Silva Telles é autor de 50 normas técnicas nos campos de tubulações e caldeiraria (vasos de pressão, permutadores de calor e tanques de armazenagem). Ele foi sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academia Brasileira de Engenharia Militar (ABEMI), e filiado à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e à Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).  Ele venceu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências (Tecnologia) em 1985 pela obra “História da Engenharia no Brasil”. Casado com Vera Alves de Lima da Silva Telles, já falecida, pai de 3 filhos, avô de 7 netos e bisavô de 4 bisnetos.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jonas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jonas
Visitante
Jonas

Mestre.