O BRASIL TERÁ UM NOVO ANO DESAFIADOR NA ECONOMIA, MAS COM A BALANÇA POLÍTICA COM MAIOR TENDÊNCIA DE APOIAR O GOVERNO

bolso2O ano que está para começar será importante para o crescimento do Brasil, que está experimentando como nunca todas as dores e os sabores da democracia. Nunca na história do país a mídia formal, organizada, de tendências esquerdistas, fez uma oposição tão agressiva a um presidente eleito com um número de votos acima de 65 milhões. E há várias razões para isso, mas a principal ainda parece ser a financeira. O corte das verbas publicitárias bilionárias fáceis dos governos anteriores, foi profundo e não parece, pelo menos até o fim do governo Bolsonaro, ter a alma da Fênix. Não deverá retornar. Hoje, há um embate claro, franco, entre a imprensa e o presidente, que tem sido apoiado pela maior parte das pessoas que se manifestam através mídia social. Os números das últimas pesquisas formam essa ideia.

Seria inimaginável em outros tempos um presidente confrontando o maior complexo de comunicação do país, o estruturadíssimo Grupo Globo, formado por E3E3E3E3uma rede de rádios, emissoras de televisão, jornais e revistas e ainda apoiado por outras estruturas de comunicação de credibilidade como a Folha de São Paulo, o Uol e o Estado de São Paulo, o mais ameno dos três.  Seguramente dá para se contar nos dedos o número de assessores que incentivasse qualquer candidato a fazer o que Bolsonaro fez. Sua eleição trouxe para a Câmara, para o Senado e para o Supremo Tribunal Federal um clima de tensão permanente. Um embate a cada dia, seguido de tapinhas nas costas e novo embate. Um enxuga gelo diário. As coisas boas do governo, a mídia minimiza. Os erros são gritados. Por isso, as eleições municipais, a primeira desde que o novo governo assumiu, foi um marco.

As respostas foram claras, gritantes, segundo revelam os seus números frios, mas contundentes. Na verdade, confirmam: o Brasil não é de esquerda. A soma dos votos de todos os prefeitos afiliados a partidos de esquerda, tiveram um pouquinho mais de 9 milhões de votos. Os de direita, quase 15,5 milhões. E os partidos de centro, 28,5 milhões. Os três partidos que tiveram mais votos: PSDB, MDB e PSD. O PP foi o que mais cresceu, desde as ultimas eleições. O PP é o partido onde Bolsonaro este mais tempo em sua carreira política. Como o embrionário Aliança Para o Brasil não deverá estar registrado até as eleições de 22, a crença é que ele volte às suas origens para tentar um novo mandato. Seria o mais lógico, mas não é garantia. A eleição também parece ter jogado uma pá de cal no PT. Não ganhou nenhuma prefeitura das capitais e seus candidatos eleitos  tiveram apenas 1,6 milhão de votos, se somados.  No final desta reportagem, vamos mostrar o quadro completo  com a soma do número de R4R4R4R4R4votos dos partidos que elegeram  prefeitos pelo Brasil. O PBDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em capitais. Cinco no total. O Democratas e o PSDB vão comandar quatro capitais cada um. O PDT e PP duas cada uma, mas o PT, levou chumbo.

Pela primeira vez na história do partido não vai comandar nenhuma capital. É claro que a eleição municipal é uma eleição diferente da eleição nacional. Uma eleição para a presidência da república, é diferente de  uma eleição para prefeitos. Nas grandes capitais, até que elas se assemelham um pouco, mas no geral, no interior, parece valer uma regra diferente. O Brasil tem mais de 5.570 municípios. É muito município. A regra é prestação de serviços por aquela pessoa que todo mundo conhece, que convivem no dia a dia das pessoas.

Ficou claro que o Brasil demonstra e confirma que é um país conservador. Ganhou o centro, o centro-direita, que tem a maioria das prefeituras. No elevador das eleições, sobe o Partido Progressista, o PSD  e o DEM, para pegar os três primeiros. E quem apertou o botão para descer, em primeiro lugar, foi o PT, seguido pelo PSDB e o MDB. Eles comandam algumas grandes cidades, mas fizeram menos prefeituras  pelo Brasil.
As grandes do MDB são Cuiabá, Boa Vista, Goiânia e Teresina e Porto Alegre. Mas perdeu 251  prefeituras em relação  a ultima eleição municipal. O PSDB,EEDEDEDED  tinha sete capitais. Agora tem apenas 4. São Paulo, a principal, Natal, Palmas, e Porto Velho. E o DEM, manteve  Salvador e  agora tem o Rio de Janeiro, Florianópolis  e Curitiba. E um detalhe. Em três dessas quatro, ganhou em primeiro turno. Grandes vitórias. E fica o registro que o PT dos trabalhadores colhe o que plantou. Está com zero capital.

O Brasil registrou, em média, 30% de abstenção. Foi a maior taxa desde 1996. Com destaque para Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Velho e Porto Alegre. Nulos e brancos mais as ausências, o percentual bate ali bem pertinho dos 50%. Mas isso não foi apenas pelo Coronavírus. O eleitorado manifestou rejeição.  Isso pareceu claro pelo desinteresse manifestado. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a soma dos votos em brancos, nulos e as abstenções, teve um maior número dos que os eleitos Bruno Covas e Eduardo Paes.

 Veja agora o quadro final das eleições, com o número de votos dos partidos que tiveram prefeitos eleitos:

tabelafinal

4
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
JonasClevelandAilton Motta Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ailton Motta
Visitante
Ailton Motta

Parabéns pela matéria! Muito bem feita e bem analisada. Esperamos que tudo dê certo e que caminhemos rumo á recuperação da economia, e ao desenvolvimento.

Jonas
Visitante
Jonas

Entretanto, muita gente q votou contra o establishment ficou decepcionada e deve perder cada vez mais espaço. Seus votos não importam numericamente, mas sua capacidade de mobilização e multiplicação foi o que venceu a eleição com um deputado apagado e nanico. O candidato do Temer, que fez um belíssimo governo, e que era boa parte do centrão, e o Alkimin, que tinha boa parte do centrão, foi massacrada nas urnas e a votação presidencial de 2018 teve ZERO correlação com a municipal de 2016. Pensem nisso, o centrão pode ter um belíssimo resultado, mas é derrotado sucessivamente pela minoria ideológica… Read more »

Cleveland
Visitante
Cleveland

Incrível é ver um veículo que fala sobre infraestrutura do país – que definha desde a última eleição para presidente – deixar um texto tão pouco construtivo aparecer. Essas “cortinas de fumaça” que criam para esconder a total ingerência, a corrupção e incapacidade administrativa deste desGoverno, certamente não dura, assim como não tem durado em outros epsódios. O povo já está acordando diante do prato vazio e da falta de trabalho para enche-lo, já experimentamos o gosto de ser a quinta potência mundial e, certamente, não queremos voltar a viver na miséria. As eleições locais não fazem o presidente, caso… Read more »

Jonas
Visitante
Jonas

Seu ponto é ótimo, Mr Cleveland. Parabéns. Me faz lembrar que em tempos de destruição de demanda em transportes de passageiros, causada pela aceleração da utilização de novas tecnologias, a infraestrutura logística passará por algumas discussões importantes. Além do mais, tenho certeza que a seca que se avizinha no sudeste poderá ser um divisor de águas (quebra de safras, inflação, racionamento de energia e etc). Como o governo, o petronotícias precisa se posicionar diante desta possível crise no setor energético que se aproxima. Como a ONS está tratando a previsão de chuvas em janeiro no sudeste? Como isto impactará o… Read more »