O CENTRO DE INOVAÇÃO E PRODUÇÃO DE ENERGIA REALIZA SUA 5ª CONFERÊNCIA VOLTADA PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

diretorO EPIC (Centro de Inovação em Produção de Energia), localizado na Unicamp, realizará nos dias 13 e 14 de novembro, a sua quinta conferência. O evento acontece no Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas (SP), e marcará o encerramento da primeira fase de projetos de pesquisa no âmbito da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a multinacional de energia Equinor, que está sendo renovada com a introdução de uma nova linha de pesquisa. A conferência tem como público-alvo pesquisadores, docentes, profissionais da indústria de energia e representantes de órgãos de governo. Além de cinco palestras e duas mesas-redondas, serão apresentados os melhores trabalhos desenvolvidos sob três linhas de pesquisas da primeira fase do EPIC: otimização da produção de petróleo por modelos de simulação numérica de reservatórios; otimização da produção – elevação artificial e garantia de escoamento; e caracterização e modelagem geológica de reservatório carbonático do pré-sal brasileiro.

A transição energética no setor será abordada em dois momentos. Em uma mesa-redonda, que contará com a participação de representantes da Equinor, da Agênciareider Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), da FAPESP e do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), com moderação do diretor do EPIC, o professor Denis  Schiozer (foto principal). As discussões serão focadas nos impactos das novas tecnologias e seus aspectos regulatórios e legais no futuro da indústria. Já Alejandro Escalona Varela, da Universidade de Stavanger (Noruega), apresentará os desafios da transição do ponto de vista da experiência do seu país.

kansasAo longo dos dois dias de evento, outros três  estrangeiros farão apresentações com foco em inovações para o setor: Reidar Brumer Bratvold( foto a direita), também da Universidade de Stavanger; Robert  Goldstein, da Universidade de Kansas(foto a esquerda); e o consultor canadense Francisco Alhanati. A última apresentação será feita pelo gerente de Desenvolvimento de Software do Instituto Eldorado, Mateus Silva Pierre, versando sobre cibersegurança em infraestruturas críticas. A segunda mesa-redonda será focada no estreitamento das relações entre a indústria e a academia, com representantes da Shell, NORCE, Instituto Eldorado, Equinor e da universidade Texas A&M, dos Estados Unidos. O evento termina com uma apresentação do diretor do EPIC sobre o futuro do centro. Após sua realização, será oferecido um minicurso online, gratuito, em inglês, sobre a linha de pesquisa “otimização da produção de petróleo por modelos de simulação numérica de reservatórios“. Será nos dias 16, 17 e 23 de novembro. Inscrições neste link.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of