O CONSÓRCIO ENSEADA-TENENGE VAI CONSTRUIR SEIS DOS REBOCADORES CONTRATADOS PELA PETROBRÁS EM PARCERIA COM A CMM | Petronotícias




faixa - nao remover

O CONSÓRCIO ENSEADA-TENENGE VAI CONSTRUIR SEIS DOS REBOCADORES CONTRATADOS PELA PETROBRÁS EM PARCERIA COM A CMM

ricardO consórcio formado pelo estaleiro Enseada e pela Tenenge foi selecionado como parceiro de construção naval da Compagnie Maritime Monegasque (CMM) em licitação para entregar seis modernos navios híbridos multipropósito de 5.000 DWT (Platform Supply Vessels – PSVs-OSRVs) à Petrobras. Essas embarcações, projetadas para versatilidade e eficiência, deverão contar com contratos de 12 anos com a Petrobrás, garantindo sua utilização a longo prazo no suporte às operações offshore. A construção dessas embarcações de última geração, prevista para o primeiro semestre de 2025, trará benefícios econômicos significativos para a Bahia, incluindo a criação de centenas de empregos diretos e milhares de indiretos. Além disso, o projeto contribuirá para o desenvolvimento de know-how valioso para os setores de construção naval e industrial da região, elevando a expertise local em construções avançadas de embarcações. Ricardo Ricardi, CEO do Estaleiro Enseada, disse que “Estamos entusiasmados em contribuir para este projeto transformador, que não apenas fortalece nossa parceria com líderes globais como a CMM, mas também solidifica nosso compromisso em apoiar a economia brasileira, avançar a indústria local e impulsionar a inovação no setor marítimo.”

A capacidade do Enseada de realizar este projeto será reforçada pela expertise de sua empresa afiliada, a Tenenge, firma de engenharia industrial com experiência nomau Brasil e foco em projetos altamente complexos. A Tenenge possui histórico em setores críticos como óleo e gás, químico e petroquímico, papel e celulose, e energia, garantindo a excelência técnica necessária para esta iniciativa. Maurício Almeida, CEO da Tenenge e presidente do Conselho de Administração do Enseada, disse que  “Este projeto representa um marco significativo para os setores industrial e marítimo do Brasil. Ao unir as forças da Tenenge e do Enseada, estamos prontos para entregar embarcações que incorporam inovação, eficiência e sustentabilidade. É uma honra contribuir para uma iniciativa que terá impactos positivos duradouros em nossa economia e destacará a expertise brasileira no cenário global.”

NOVOMOs PSVs-OSRVs contarão com um novo design da Kongsberg Ship Design e sistema de propulsão híbrido com motores Wärtsilä, que tornarão as embarcações 30% mais eficientes em consumo de combustível em comparação com navios convencionais. Essa combinação de design inovador, propulsão avançada e motores eficientes otimiza o consumo de combustível e aumenta a segurança operacional. Além disso, os navios estão projetados para uma futura adaptação ao uso de etanol como combustível, o que poderá reduzir em até 70% as emissões de carbono após a implementação. “Essasesta embarcações são um testemunho do nosso compromisso com a sustentabilidade e o desempenho a longo prazo. Com contratos firmes de 12 anos com a Petrobrás, elas desempenharão um papel essencial no suporte às operações offshore nos próximos anos”, acrescentou Christophe Vancauwenbergh, CEO da CMM.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of