O GIGANTE NAVIO QUEBRA-GELO MOVIDO A ENERGIA NUCLEAR ABORTA VIAGEM INAUGURAL E É OBRIGADO A VOLTAR PARA A RÚSSIA

rfrrffrO gigantesco navio quebra-gelo russo Arktika, movido a energia nuclear, que partiu de Murmansk para uma missão de três semanas na Rota do Mar do Norte,  deu meia-volta e navegou de volta ao porto quando estava no mar de Barents. Após a viagem de teste do mês passado ao Polo Norte e a cerimônia formal de lançamento em Murmansk, o novo quebra-gelo deveria seguir em sua primeira viagem de trabalho real à Rota do Mar do Norte. Quando partiu, a operador estatal russa Rosatomflot emitiu um comunicado dizendo que que o Arktika saiu da base de serviço da Atomflot na Baía de Kola no sábado (14) e em sua viagem inaugural, o navio iria para o mar de Kara e que  “Até meados de dezembro, o navio quebra-gelo movido a energia nuclear operará na Rota do Mar do Norte.” No meio do caminho no Mar de Barents, o navio de repente deu uma volta de 180 graus e navega de volta em um curso noroeste antes de virar para o sul diretamente para Murmansk.

O chefe do departamento de comunicação da Atomflot, Evgeny Sviridov, disse que “a equipe está realizando trabalhos de ajuste a bordo. O quebra-gelo deixará o porto de Murmansk em um futuro próximo”. Em Murmansk, as pessoas já começaram a postar especulações nas páginas do jornal   regional  Vkontakte  sobre o que poderia ter dado errado. Relatórios não confirmados sugerem “problemas mecânicos” a bordo, e nada relacionado aos dois reatores nucleares. O  Arktika  é o líder de cinco navios do Projeto 22220, os quebra-gelos movidos a energia nuclear mais poderosos do mundo. A construção de dois navios semelhantes, o  Ural  e o  Sibir  estão em andamento no estaleiro em São Petersburgo, enquanto a quilha do quarto quebra-gelo, dwwdwdo  Yakutia ocorreu em maio deste ano.  O contrato do quinto, o Chukotka , já foi assinado.

Ao navegar para o norte do estaleiro em 22 de setembro, já havia um problema com a propulsão.   Durante os testes de mar no Mar Báltico em fevereiro deste ano, um curto-circuito causou sérios danos ao enrolamento de um dos três motores elétricos. O motor de propulsão danificado ficou 50% funcional e pôde fornecer 10 megawatts de potência de propulsão para a hélice de estibordo.  Apenas metade dela foi danificada durante os testes de mar. Avaliações de especialistas dos estaleiros concluíram que todo o motor precisa ser retirado do casco e substituído, trabalho que não pode ser feito em Murmansk.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of