O GOVERNO DE BANGLADESH QUER INICIAR A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA USINA NUCLEAR ASSIM QUE TERMINAR ROOPPUR
A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, disse que o seu país quer construir uma outra usina nuclear após a conclusão da primeira, enquanto o trabalho na usina Rooppur alcançava um marco crítico. “Se formos capazes de construir outra usina nuclear, não enfrentaremos mais uma crise de energia“, disse após inaugurar a instalação do vaso de pressão do reator, ao lado do diretor da Rosatom, Alexey Likhachov. Os dois participaram de um evento para marcar a instalação do vaso de pressão do reator da unidade 1 de Rooppur, o primeiro dos dois reatores da primeira usina nuclear de Bangladesh, que está em construção. De agora em diante, ela disse que o país “afirma sua posição no mundo nuclear e contribui para o uso pacífico da tecnologia nuclear”.
A primeira-ministra afirmou ainda que a energia nuclear é de baixo carbono, portanto, ecologicamente correta e ajuda a combater os efeitos adversos das mudanças climáticas. “Em linha com nossos planos de desenvolvimento do país, nossa usina nos ajudará a alcançar o Desenvolvimento Sustentável Metas até 2030 e contribuir para uma transição gradual para se tornar um país industrializado até 2041”, declarou.
Para Likhachov, que falou para o site da Usin Rooppur, o desenvolvimento da geração de energia nuclear não só resolverá o problema de fornecimento de energia para a República de Bangladesh, mas também ajudará o desenvolvimento da região e elevar o padrão de vida das pessoas. “A cooperação entre a Rússia e Bangladesh tem um caráter estratégico. Estou certo que os especialistas russos e bengalis terão de implementar mais do que um projeto conjunto tanto no domínio da energia como noutras áreas”, concluiu.
A construção da usina Rooppur começou em novembro de 2017. O primeiro reator deve produzir energia em 2023 e o segundo em 2024. São unidades VVER-1200. Rooppur fica 160 km a noroeste de Dhaka, nas margens do Ganges, no distrito de Pabna. Hasina disse que o próximo projeto de energia nuclear do país será no sul do país, mas não especificou um local. Vinte mil pessoas atualmente trabalhando em Rooppur.
Deixe seu comentário