O GOVERNO DE BANGLADESH QUER INICIAR A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA USINA NUCLEAR ASSIM QUE TERMINAR ROOPPUR

reatorA primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, disse que o seu país quer construir uma outra usina nuclear após a conclusão da primeira, enquanto o trabalho na usina Rooppur alcançava um marco crítico. “Se formos capazes de construir outra usina nuclear, não enfrentaremos mais uma crise de energia“, disse após inaugurar a instalação do vaso de pressão do reator, ao lado do diretor da Rosatom, Alexey Likhachov. Os dois participaram de um evento para marcar a instalação do vaso de pressão do reator da unidade 1 de Rooppur, o primeiro dos dois reatores da primeira usina nuclear de Bangladesh, que está  em construção. De agora em diante, ela disse que o país “afirma sua posição no mundo nuclear e contribui para o uso pacífico da tecnologia nuclear”.

A primeira-ministra afirmou ainda que a energia nuclear é de baixo carbono, portanto, ecologicamente correta e ajuda a combater os efeitos adversos das mudanças climáticas. “Em linha com nossos planos de desenvolvimento do país, nossa usina nos ajudará a alcançar o Desenvolvimento Sustentável Metas até 2030 e contribuir para uma transição gradual para se tornar um país industrializado até 2041”, declarou.

Para Likhachov, que falou para o site da Usin  Rooppur, o desenvolvimento da geração de energia nuclear não só resolverá o problema de fornecimento de energia para a República de Bangladesh, mas também ajudará o desenvolvimento da região e elevar o padrão de vida das pessoas. “A cooperação entre a Rússia e Bangladesh tem um caráter estratégico. Estou certo que os especialistas russos e bengalis terão de implementar mais do que um projeto conjunto tanto no domínio da energia como noutras áreas”, concluiu.

A construção da usina Rooppur começou em novembro de 2017. O primeiro reator deve produzir energia em 2023 e o segundo em 2024. São unidades VVER-1200. Rooppur fica 160 km a noroeste de Dhaka, nas margens do Ganges, no distrito de Pabna. Hasina disse que o próximo projeto de energia nuclear do país será no sul do país, mas não especificou um local. Vinte mil pessoas atualmente trabalhando em Rooppur.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of